
Suspensa a produção de energia na barragem do Ermal
O vice-presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) anunciou, esta quinta-feira, 10 de março, a suspensão de produção de eletricidade na barragem do Ermal, devido à seca.

O vice-presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) anunciou, esta quinta-feira, 10 de março, a suspensão de produção de eletricidade na barragem do Ermal, devido à seca.

“Na barragem do Ermal, Guilhofrei, na bacia do rio Ave, vai ser suspensa a produção de energia a partir da cota dos 322 metros para garantir que não falte água para consumo humano quer na barragem das Andorinhas, que alimenta Póvoa de Lanhoso, quer na captação a jusante, que abastece Guimarães e Vizela”, afirmou Pimenta Machado.
Adiantou ainda que “aquela albufeira está na cota 320,8 metros” e ainda há, por isso, um metro. “A verdade é que trabalhamos sempre com muito precaução para assegurar que há água para dois anos de consumo humano”, referiu.
Pimenta Machado sublinhou que os meses de Janeiro e Fevereiro “foram os mais secos desde que há registos”.
As previsões do Instituto português do Mar e da Atmosfera (IPMA) apontam para forte precipitação no próximo fim-de-semana e para a próxima semana, em particular para a zona sul do país, onde a seca é estrutural. “Estas previsões são uma boa notícia para a recuperação do nível da água nas albufeiras e para reter alguma humidade nos solos”, especificou.
O vice-presidente da APA referiu ainda que, apesar do agravamento da situação em todo o país, o “Portugal nunca esteve tão bem preparado para enfrentar a situação”. “Temos mais conhecimento, mais informação, mais instrumentos e mais financiamento. Através do Fundo Ambiental foi disponibilizada uma verba de cinco milhões de euros para financiar medidas de contingência”, sustentou.
No final do mês de fevereiro, 66,2% de Portugal continental estava em seca extrema, 29,3% em seca severa e 4,5% em seca moderada.
Partilhar
PUBLICIDADE
MAIS EM GUIMARÃES
Setembro 26, 2023
Num total de 160 candidaturas ao financiamento do programa "Bairros Comerciais Digitais", Guimarães ficou na 95.ª posição, último lugar em que os candidatos estão aprovados, mas condicionados pela reprogramação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Setembro 26, 2023
A exigência da revogação resulta de uma proposta feita pelo CDU na Assembleia Municipal de Guimarães, que se realizou na sexta-feira passada, dia 22 de setembro.
Setembro 26, 2023
Este centro do Hospital Senhora da Oliveira teve a pontuação mais alta entre mais de 900 instituições.