Abril com cantigas de maio
Taipas promove Encontros Literários para evocar Camilo e Ferreira de Castro

Foi apresentada, este sábado, 22 de março, a programação da primeira edição do Thermos – Encontros Literários das Caldas das Taipas.

© Helena Lopes/Mais Guimarães

Ao longo dos tempos, a vila foi destino de várias personalidades que por ali se instalavam, grande parte delas para usufruírem de tratamentos termais. Este ano, a Câmara, a Junta de Freguesia de Caldelas e a Taipas Termal unem-se para retomar a tradição de interagir com nomes sonantes do panorama literário, de que são exemplo Dulce Maria Cardoso, Luís Filipe Castro Mendes, Cláudia Lucas Chéu, Lauren Mendinueta, entre outros que irão partilhar as suas obras nos três dias de Encontros.

O diretor artístico é Pompeu Martins, que deu conta que o imaginário do termalismo inspirou cada uma das vertentes deste programa.

Os “Banhos Novos”, vão receber oficinas de escrita e de ilustração, aqui com a envolvência das escolas da vila. Os Encontros no Buvette vão receber debate e mostra artística, os Banhos Velhos vão receber exposições temáticas. Thermalismos que terão expressão e “Conversas de Agulheta, cujo convidado será Luís Filipe Castro Mendes, antigo ministro da Cultura, embaixador e poeta, às 10h00.

Conversas de Vichy e de Vapor, por analogia às três tipologias de banhos termais, tal como explicou Pompeu Martins. Ainda Conferência das Thermas – O escritor em estância, que nesta primeira edição será um dos maiores nomes da literatura portuguesa, Dulce Maria Cardoso. Os seus romances estão traduzidos em várias línguas e publicados em mais de duas dezenas de países.

O programa arranca a 30 de maio, com as oficinas de escrita e de ilustração da responsabilidade dos Agrupamento de Escolas das Taipas, às 14h30, os Encontros no Buvette, com a apresentação dos trabalhos resultantes das residências artísticas de Ana Gil e de Luís Aguiar. Aqui, o Thermos vai deixar legado porque a ilustradora e arquiteta será responsável por um painel de azulejos alusivo à presença de Camilo Castelo Branco nas Taipas, que será inaugurado às 16h30, junto à Casa onde Camilos Castelo Branco ficou hospedado. Antes, pelas 16h00, haverá inauguração de um painel alusivo à presença de Ferreira de Castro nas Taipas, junto ao seu busto.

Já no dia 31, às 10h00, na ala direita do edifício das Taipas, as Conversas de Agulheta, com Luís Filipe Castro Mendes, Às 11h00, as Conversas de Vichy com Cláudia Lucas Chéu, e às 12h00, As Conversas a Vapor com Lauren Mendinueta.

À tarde, pelas 15h30, realiza-se a Conferência das Thermas – com a escritora em estância Dulce Maria Cardoso. Às 16h30 será instalada uma placa evocativa da presença da escritora, bem como a distribuição. De QR Code nos bancos da Avenida com acesso a excertos dos seus textos.

Encontros no Buvette à tarde. Pelas 17h00 a Hora dos Poetas, no edifício das Termas, onde também haverá Canções com Palavra, às 18h30. À noite, pelas 21h30, “O Morgado de Fafe em Lisboa – pelo Grupo de Teatro Passos de Alegria, no auditório dos Bombeiros Voluntários das Taipas.

© Helena Lopes/Mais Guimarães

Pompeu Martins deu conta que foi numa conversa com o presidente da Junta, Luís Soares, que se chegou ao tema de as Taipas ser uma terra com história literária “e que ainda tinha sido trabalhado esse assunto como ele gostaria”. Pompeu Martins aceitou o desafio, seguiram-se conversas com o vereador da Cultura, Paulo Lopes Silva, e com Sofia Ferreira, presidente da Taipas Termal e agora segue-se a execução do programa.

Luís Soares deu conta que em Guimarães a Cultura não é esquecida, é uma cidade exceção no país nesse contexto, daí que a aceitação ter sido imediata. Quis também destacar a importância de deixar marca física desta iniciativa, para a prosperidade.

O orçamento desta iniciativa ronda os 20 mil euros.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES