Teatro Oficina desafia a mergulhar (e respirar) no mundo do teatro

Ao longo do mês de maio, o Espaço Oficina convida a comunidade para mergulhos livres e gratuitos no mundo do teatro em Guimarães. As oportunidades são diversas e complementares, com o Teatro Oficina a dirigir holofotes para um “Assalto ao Arquivo” planeado para dia 14 de maio e duas anti-leituras nas noites de 11 e 25, com o mês a fechar em modo “Beautiful friend, the end” na tarde de 28 de maio, num momento de apresentações finais das Oficinas do Teatro Oficina. Toda a ação acontece com Sara Barros Leitão ao leme enquanto diretora artística convidada do Teatro Oficina em 2022. 

© Direitos Reservados

Nas próximas quartas-feiras, 11 e 25 de maio, sempre às 21h30, nas anti-leituras, estendem-se umas mantas no palco do Espaço Oficina para abrir lugar a leituras de peças especialmente pensadas para quem gosta de ler teatro, mas não sozinho. Com chá, café, ou um copo de vinho e uns biscoitos, todos são convidados a ler, mas podem escolher não o fazer.

No sábado, dia 14 de maio, entre as 14h00 e as 22h00, o Espaço Oficina abre-se para o “Assalto ao Arquivo”, um mergulho desobediente no arquivo do Teatro Oficina. Pretendendo organizar a história da companhia e torná-la acessível à consulta, Sara Barros Leitão pede ajuda a cúmplices, espetadores ou intervenientes, do Teatro Oficina ao longo dos anos para enfrentar um problema: nem todo o material tem referência de data, nem todo o figurino tem referência de quem o executou nem para que espetáculo foi. É, assim, um projeto de tratamento, catalogação, recuperação e conservação do arquivo e do espólio do Teatro Oficina. 

Todos podem doar parte de arquivo pessoal sobre o Teatro Oficina, desde bilhetes de espetáculos, a textos anotados ou até cartas de amor. Às 19h00, será possível agarrar a oportunidade de ficar para ver um filme de uma das peças que o Teatro Oficina fez.  

Este mês de maio reserva também as apresentações finais das Oficinas do Teatro Oficina (OTO), no dia 28, às 16h00. Pelas Oficinas do Teatro Oficina, que decorrem durante o calendário do ano letivo, já passaram centenas de pessoas, muitos formadores e encenadores (Gonçalo Fonseca, Luís Vilar e Sara Barros Leitão assumem as rédeas na presente edição). As OTO são compostas por três turmas que juntam alunas e alunos de várias idades e chegam agora ao fim com “Beautiful friend, the end”.

©2022 MAIS GUIMARÃES - Super8

Publicidade

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?