“TEMPERATURAS ALTAS E GRANDE RISCO DE INCÊNDIOS” NO DISTRITO

Provavelmente terá recebido esta mensagem de texto durante a manhã desta quarta-feira: “Risco extremo de incêndio rural. Fique atento. Evite o uso do fogo. Em caso de duvida: 800 246 246 ou www.prociv.pt / ANEPC.” Ora, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) emitiu, ontem, um alerta vermelho para 13 distritos do centro e norte do país, até domingo.  As temperaturas muito elevadas e grande risco de incêndios justificam o alerta vermelho, o mais elevado da escala.
Entrou em vigor às 00:00 desta quarta-feira e perdura até às 23:59 de domingo. Além de Braga, os distritos abrangidos pelo alerta vermelho são Aveiro, Bragança, Castelo Branco, Santarém, Coimbra, Guarda, Portalegre, Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Viseu e Leiria. Espera-se ainda vento forte, sobretudo nas regiões montanhosas e no centro e norte do país.
Até domingo, o IPMA aponta, para o concelho de Guimarães, temperaturas que chegam aos 30 graus. Em algumas regiões de Portugal, como o Vale do Tejo, as temperaturas poderão mesmo atingir os 40 graus.
O presidente da ANEPC, Mourato Nunes, realçou, em conferência de imprensa, a “importância de todos os portugueses estarem atentos ao risco de fogos florestais”, cita o Expresso. No mesmo jornal, lê-se que Mourato Nunes lembrou o estado de seca do país, que se prolonga há meses, existindo “muito combustível passível de arder”. Ainda assim, houve um aumento “da vigilância e fiscalização da floresta por terra e por via aérea”, passando uma mensagem de “realismo e tranquilidade”.
A mensagem de texto que terá recebido hoje faz parte das medidas de alerta e espera-se que os portugueses cumprem e adotem as medidas de prevenção em vigor: é proibido fazer queimadas, utilizar fogareiros, fumar ou fazer lume na floresta.

 

 

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2020 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?