TENDÊNCIAS DO FITNESS PARA 2018

Nos últimos 12 anos, os editores da Health & Fitness Journal do American College of Sports Medicine (ACSM), uma organização reconhecida mundialmente como líder na criação de guide lines na área da saúde e do fitness, têm conduzido uma pesquisa circularam uma pesquisa dirigida a milhares de profissionais do sector, em todo o mundo, para determinar as tendências na área da saúde e do fitness.

A pesquisa foi concebida para confirmar ou prever a chegada novas tendências que mudarão a forma como as pessoas treinam, ou que, em alguns casos, já estão a mudar. Nem sempre as tendências mais votadas são formas disruptivas de treino, muitas vezes trata-se da confirmação de uma tendência que já vem de anos anteriores, outras vezes é a continuidade de formas de treino que já circulam há muito tempo. De tempos a tempos aparecem novidades totais.

Havia 40 possíveis tendências fitness para 2018 na lista a partir da qual os profissionais fizeram a sua escolha. Nestas estavam incluídas as 25 mais votadas no ano anterior e foram adicionadas algumas previamente identificadas como emergentes pelos editores, no final havia espaço em branco para que os entrevistados pudessem incluir outras tendências de fitness não listadas.

Em 2018, algumas tendências emergentes dos últimos 3 anos foram confirmadas no top 10. O HIIT (treino intervalado de alta intensidade) voltou a ser classificado como a número um depois de cair para a terceira posição em 2017. O treino com peso corporal é agora o quarto classificado. As tecnologias wearable (monitores de frequência cardíaca, dispositivos de GPS, roupa com sensores, entre outros) saíram da primeira posição em 2017 para a terceira em 2018. O treino no local de trabalho (ginástica laboral) saiu do top 20, e surgiu como uma nova tendência a licenciatura para os profissionais de fitness. Velhas tendências continuam a dar cartas, embora já fora do top 20: aeróbica (37º), caminhada (35º) ou treino online (33º).

Conheça as 10 tendências mais votadas para 2018:

1.HIIT

No topo da lista das tendências fitness 2018 está o HIIT. Períodos curtos de exercício de alta intensidade seguidos de um curto período de repouso ou de recuperação. Caso não seja acompanhado por profissionais qualificados, há um risco maior de lesões nesta actividade. Os ginásios já oferecem treinos deste tipo, acompanhados por profissionais de educação física. Se pretende aderir a uma destas sessões e nunca fez desporto, não faz há muito tempo, ou tem factores de risco associados, nomeadamente, a idade, converse com o profissional de educação física primeiro. Provavelmente vai ser melhor começar por um exercício mais ligeiro para ganhar forma e, entretanto consultar um médico para fazer uma avaliação mais profunda.

2.Aulas em grupo

Os instrutores de aulas coletivas ensinam, lideram e motivam os indivíduos. Os programas de grupo são projetados para serem sessões eficazes para níveis de aptidão diferentes e são altamente motivadores. A grade vantagem é a adesão. As pessoas que fazem este tipo de aulas desistem menos facilmente dos que aquelas que treinam sozinhas.

3.Wearables

A tecnologia wearable inclui, relógios, monitores de frequência cardíaca, dispositivos de geolocalização, entre outros, que foram lançados há apenas alguns anos. A indústria de wearables hoje atinge 1,25 mil milhões de euros em vendas, incluindo também têxteis inteligentes e interactivos.

4.Treino com peso corporal

O treino com peso corporal, ou treino calisténico, apareceu pela primeira vez na pesquisa de tendências em 2013 (número três) e estava na posição de número dois para 2017, mas na verdade as pessoas têm usado seu próprio peso corporal para treinar ao longo dos séculos. Os programas de treino com o peso do corpo usam equipamento mínimo, que os torna uma maneira muito barata de fazer exercício. Por outro lado o individuo está limitado naquilo que consegue fazer pelo peso corporal que carrega, pelo que, é mais difícil cometer os excessos típicos do treino com cargas externas.

5.Treino de Força

O Treino de Força continua popular porque é aquele que mais se adapta a uma grande diversidade de situações: pessoas com limitações motoras, em recuperação, pessoas idosas com perdas de massa muscular…A chegada de profissionais de educação física certificados aos ginásios eliminou a ideia de que este era um treino para culturistas, na realidade pode ser uma excelente ferramenta num programa emagrecimento, já que aumenta a massa (muscular) magra.

6.Profissionais de fitness educados, certificados e experientes.

Esta tendência continua cada vez mais forte. Além da licenciatura hoje os profissionais de fitness têm formação pós-graduada e contínua, especializada nas diversas áreas da saúde e do desporto.

7.Yoga

Yoga, Pilates, Fitball e outras modalidades que fogem ao conceito mais óbvio de treino têm ganho muitos adeptos pelo mundo inteiro. Tal deve-se aos excelentes resultados que os seus praticantes obtêm com um risco mínimo.

8.Personal Training

Um dos grandes problemas da falta de resultados com o exercício físico é a falta de adesão ao treino. Pessoas acompanhadas directamente por um PT aderem mais ao treino e, por isso, alcançam melhores resultados.

9.Programas para terceira idade

Há cada vez mais idosos em grande forma física que não se enquadram no perfil do utilizador das aulas seniores e os profissionais de desporto têm que estar atentos a este grupo que é cada vez maior. Por outro lado, continua a haver, e sempre haverá, os idosos frágeis, com patologias derivadas do envelhecimento que precisam de uma abordagem adaptada.

10.Treino funcional

Treino para melhorar o equilíbrio, coordenação, força, potência e resistência de força e para aumentar a capacidade para realizar atividades de vida diária. Neste tipo de treino os professores procuram que os alunos reproduzam movimentos que fazem no quotidiano, de forma controlada e sistematizada, por forma a ganhar as capacidades físicas necessárias para desempenhar estas tarefas com mais eficácia e menor risco para a saúde.

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