TODOS OS CAMINHOS VÃO DAR AO NATAL

Propostas para um fim de semana em que a quadra natalícia ganha destaque na programação cultural.

© João Bastos/ Mais Guimarães

O Natal está quase aí e há muito para ver e ouvir em Guimarães de forma a antecipar a quadra. Este sábado, às 17h00, os Arautos do Evangelho estendem o convite a quem quiser “fazer parte” de uma homenagem musical às figuras que toldam o imaginário do Natal, na Igreja de São Francisco.

Um pouco antes, às 15h00, inaugura a intervenção urbana “As paragens onde o tempo habita”. E como falamos de paragens, a visita faz-se mesmo de autocarro. O percurso inicia com a visita à exposição “Prémio Nacional BIG 2019”, no Palácio de Vila Flor, e encerra na exposição “Ilustração ou não?”, orientada por António Gonçalves (curador da exposição), no Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG).

Já a Junta de Freguesia de Silvares promove um extenso programa de Natal (e de Ano Novo). Este sábado, dia 14, inaugura a exposição de pinturas de Hermínia Borges. Há ainda o concerto do Coro Juvenil de Silvares, a partir das 19h30, que antecipará a inauguração das luzes e presépio de Natal, elaborado pelas instituições da freguesia de Silvares.

© Mais Guimarães

Em Ronfe, o Salão Paroquial acolhe um Espetáculo de Natal este sábado. Esperam-se as atuações da Academia da Razão, Ensemble de Violinos, Coro da Universidade Sénior de Guimarães, Grupo de Cantares do Centro de Convívio e atividades de Vermil e Movebrito.

Brito transformou-se em Vila Natal na última sexta-feira e a proposta chega a vários públicos, estendendo-se até domingo: há o Mercadinho de Natal, bancas com produtos gastronómicos e ainda uma Parada de Natal. Tudo isto no Salão Paroquial de Brito, que albergará alguns concertos e momentos de animação infantil e juvenil.

© Direitos Reservados

Também este domingo, o Chorus Anima Populi e o Grupo Coral de Pevidém chegam à Basílica de São Pedro, em Guimarães, às 18h00. Em São Torcato, a Banda da GNR atua, às 15h00, antecipando os concertos de 4 Men (às 16h20) e a Tocata do Grupo Folclórico da Corredoura (17h00). É o Natal no Vale de São Torcato, que conta ainda com animações como sketches cómicos do Centro de Atividades de Tempos Livres da Associação para o Desenvolvimento das Comunidades Locais (ADCL). Todos os eventos têm lugar no Auditório da GNR.

A Vila Natal das Taipas abriu na sexta-feira, mas há muito para presenciar. O evento contará com mais de 50 momentos de animação e a presença da comunidade vai estar à vista. Segundo a Comissão de Festas, foi feito um esforço para envolver as escolas da freguesia com vista à criação de pinheiros a serem expostos na vila: “É uma forma de os alunos darem o seu cunho pessoal a esta Vila Natal.” Entre as iniciativas, o destaque dado na apresentação foi para a “Chegada do Pai Natal”, este sábado, o “Bolo rei gigante” no dia 15 e o concerto e parada de Natal, nos dias 21 e 22, respetivamente.


0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2020 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?