Trabalhadores das creches começam a ser testados esta segunda-feira

Município anunciou que os testes iniciam esta segunda-feira. Creches reabrem entre 18 de maio e 01 de junho.

© DR

A abertura de creches traz, em contexto de pandemia, cuidados acrescidos. No plano de desconfinamento para o país, o Governo definiu um período de transição para que estas instituições abrissem portas entre 18 de maio e 01 de junho. Ainda assim, a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social sublinhou que este regresso está dependente da avaliação a efetuar pelo Governo e autoridades sanitárias ao longo da primeira quinzena do estado de calamidade.

Por Guimarães, serão realizados testes de rastreio à covid-19 a todos os colaboradores das creches (pessoal docente e não docente). Cerca de 450 colaboradores de 39 instituições serão testados e é a Câmara Municipal de Guimarães (CMG), em articulação com o ministério acima referido, que assegura a realização dos testes. Os primeiros começam a ser realizados já esta segunda-feira, nas instalações da sede Pro-Child, avança comunicado da autarquia. Segundo a mesma fonte, “o Município de Guimarães já concluiu os testes a todos os funcionários dos lares de idosos e está na fase derradeira da realização dos testes a todos os utentes dos lares, através do protocolo de colaboração com Escola de Medicina da Universidade do Minho e o Hospital Senhora da Oliveira”.

DGS anunciou regras para o regresso das creches

Saliente-se ainda que a Direção-Geral da Saúde (DGS) já anunciou medidas de prevenção para que as creches retomem atividade. Terá de existir uma área de isolamento para casos suspeitos de covid-19, com circuitos definidos e isoláveis. As creches também terão de ter garantia de substituição para funcionários que se encontrem doentes e não deverão utilizar sistemas de ar condicionado em sistema de recirculação. Cada sala deverá ter um dispensador de gel desinfetante e os espaços não utilizados devem ser encerrados. Ainda assim, todos os espaços devem ser arejados com a abertura de portas e janelas. A DGS indica ainda que deve haver “rigor” na higiene de todos os espaços através de um reforço na desinfeção e limpeza, estando previstos turnos nas cantinas. Nesses espaços para refeições, o distanciamento entre crianças também deve ser garantido. Berços ou camas devem ser utilizados sempre pela mesma criança e devem ter espaçamento mínimo de 02 metros entre si. A mesma distância é será aplicada ao distanciamento entre crianças, algo que a própria DGS reconhece ser difícil implementar.

Na sala de aula, as turmas devem ser reduzidas; ainda assim, estas devem ser fixas e ocupar sempre o mesmo espaço, tendo sempre o mesmo educador. Os profissionais e crianças com idade superior a seis anos devem utilizar máscara. As mesas de trabalho devem seguir a mesma orientação. Os brinquedos ficam em casa e as crianças devem ter calçado específico para andar no interior dos espaços. Os pais não deverão deixar as crianças à porta, não podendo entrar nas creches. Para as crianças que são transportadas em viaturas das creches, aplicam-se as mesmas regras do uso de transportes públicos.

©2020 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?