UF TABUADELO E S. FAUSTINO

por Carlos Sousa

Presidente da UF de Tabuadelo e S. Faustino

A União das Freguesias de Tabuadelo e S. Faustino resultou da reforma administrativa nacional ocorrida em 2013, no entanto ambas as freguesias mantêm enraizadas e individualizadas as suas próprias culturas, tradições e costumes. Na sua globalidade as freguesias agregadas dispõem de 5,05 km² de área e 2553 habitantes, conforme os Censos de 2011.

 

As Freguesias de Tabuadelo e S. Faustino são freguesias eminentemente rurais com alguma industrialização e serviços. Localizam-se a sul do concelho de Guimarães e confrontam ambas com o Santuário do S. Bento das Peras, concelho de Vizela.

A Freguesia de Tabuadelo situa-se aproximadamente a 6 quilómetros da cidade de Guimarães, e grande parte da sua força económica encontra-se na indústria e serviços. Esta freguesia é longínqua na história, caracterizando-se por possuir alguns imóveis de relevante valor histórico e patrimonial, como a Igreja Velha de São Cipriano (classificado como Imóvel de Interesse Público – Construção Românico tardio), Paço de São Cipriano (é um paço português datado do século XV, estando também classificado como Imóvel de Interesse Público), Igreja Paroquial e Casa de Batoucos.

O associativismo é uma referência marcante na Freguesia de Tabuadelo, de índole cultural, social e desportivismo. O Grupo Cultural e Desportivo Águias Negras de Tabuadelo, fundado em 1970, dispõe de instalações desportivas, em terreno da propriedade da União das Freguesias, possuindo um relvado sintético que permite orientar 150 atletas, em formação, e uma equipa sénior. O Centro Comunitário de Solidariedade e Integração Social de Tabuadelo, Crl, desde 2006 presta serviços à comunidade nas seguintes valências: creches, apoio domiciliário e Centro de Dia. Existe também na freguesia dois ranchos folclóricos, com cerca de 50 membros cada um, sendo o Grupo Folclórico e Recreativo de Tabuadelo, fundado em 1995 e que anualmente realiza o festival no mês de agosto e o Rancho Folclórico S. Cipriano de Tabuadelo, fundado em 1996 e que, de igual modo, organiza o festival anual no mês julho.

O padroeiro da freguesia é o S. Cipriano, e as festividades religiosas mais importantes são a Festa em Honra de Nossa Senhora de Fátima, que se realiza no mês de Maio, e a Feirinha Anual que se realiza no mês de setembro e coincide com a Festa em Honra de S. Cipriano.

A Freguesia de S. Faustino localiza-se em plena encosta que liga os concelhos de Guimarães e Vizela. A freguesia é conhecida por ser a localidade mais florida do Concelho de Guimarães, devido à produção constante de flores, por parte dos seus habitantes, retirando desta atividade o maior proveito económico das famílias, atendendo que beneficia de excelente localização pois encontra-se virada a nascente. Aliás, os símbolos heráldicos do brasão da freguesia demonstram isso mesmo, pois contém a Espada, símbolo do padroeiro – S. Faustino, e as Flores espalhadas pela Freguesia.

O imóvel patrimonial cultural de relevância importância histórica é a sua Igreja Paroquial, de origem românica e a sua envolvente recentemente remodelada.

Brevemente poderemos contar com um Parque de Lazer e Desportivo em S. Faustino, que proporcionará momentos recreativos e de lazer às populações.

A Freguesia de S. Faustino caracteriza-se pela sua cumplicidade e capacidade associativa, dispondo das seguintes coletividades: Grupo de Zés P´reiras de S. Faustino, fundado em 1999 sendo constituído por 25 elementos; Grupo Desportivo de S. Faustino, fundado em 1981; Grupo de Jovens Nova Luz – S. Faustino, fundado de igual modo em 1981 e abrange cerca de 20 membros; Associação de Pais da Escola Básica de S. Faustino, fundado em 2014 e é constituído por 11 elementos; Clube Motard Route 80 fundado em 2016 e inclui cerca de 35 elementos.

As festividades religiosas de maior envergadura e relevância para a freguesia são a Festa em Honra de Nossa Senhoras das Candeias, que se realiza no início do mês de fevereiro, e a Concentração Anual de Bombos, promovida pelo Grupo Zés P´reiras, coincidente com a festa do padroeiro em Honra de S. Faustino, no mês de Outubro.

Eu assumi este compromisso, como Presidente de Junta da União das Freguesias de Tabuadelo e S. Faustino, desde o passado mês de outubro, por conhecimento de causa de todas as funções inerentes a esta representatividade e responsabilidade, visto que ao longo de 2 anos exerci funções de Presidente da Assembleia da Freguesia  e 26 como Tesoureiro na Junta de Freguesia.

O bom trabalho executado em ambas as freguesias, que se pretende ser sério e honesto, é fruto da experiência, boa relação, confiança e do trabalho em equipa de todos os elementos da Junta de Freguesia, Secretária e Tesoureiro, assim como da Assembleia de Freguesia, concretamente na pessoa do seu Presidente que tem um papel proativo in loco.

Muito mais haveria a relatar sobre as especificidades das Freguesias de Tabuadelo e S. Faustino.

Podemos garantir que nos orgulhamos de viver nas nossas freguesias e continuaremos a trabalhar pela satisfação e bem-estar das nossas pessoas.

 

 

 

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2018 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?