UMinho e UA dedicam dia à educação inclusiva

“O desenho universal para a aprendizagem como caminho para a inclusão” é o mote para um evento dedicado à educação inclusiva desenvolvido em parceria pela Universidade do Minho (UMinho) e a Universidade de Aveiro (UA) na próxima segunda-feira, dia 14 de junho. A iniciativa realiza-se online e ambiciona juntar estudantes, docentes e funcionários das duas instituições de ensino.

Foto: DR

O dia dedicado à educação inclusiva arranca às 14h00 com um webinar sobre o projeto “University for all” em curso no University College Dublin, na Irlanda. Este webinar contará com Anna Kelly (Access & Lifelong Learning Director), Bairbre Fleming (Access & Lifelong Learning Deputy Director) e Lisa Padden (University for All e Access & Lifelong Learning project lead). As convidadas especiais deste momento trarão à discussão o tema “Making Access and Inclusion everyone’s Business – Creating a University for All”.

Pelas 14h50 terá lugar uma mesa redonda subordinada ao tema “O desenho universal para a aprendizagem como caminho para a inclusão”, um conceito de ensino-aprendizagem inovador que tem como objetivo dar iguais oportunidades de sucesso a todos os estudantes. Nesta sessão participarão Andrea Martins e Gilberto Vasco (funcionários da UA), Armanda Pereira (docente da Escola de Psicologia da UMinho), Beatriz Lavado (estudante da UA) e Caio Paiva (estudante internacional). A sessão será moderada por Elsa Moura, diretora de informação da Rádio Universitária do Minho.

Ambas as sessões, com tradutoras e intérpretes de Língua Gestual Portuguesa, irão ser transmitidas em direto.

O “Inclui-te”, projeto que envolve, para além da UMinho e UA, as associações académicas de ambas as universidades, teve início em abril e tem como objetivo valorizar e promover o conhecimento e a partilha de experiências nos domínios da inclusão. Depois de assinalado o Dia Nacional da Educação de Surdos (23 de abril), o “Inclui-te”, para além desta iniciativa, irá ainda assinalar o Dia da Paralisia Cerebral (20 de outubro) e o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência (3 de dezembro).

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?