URGEZES INAUGURA 19.º ESPAÇO DO CIDADÃO DO CONCELHO

Foi inaugurado esta tarde o Espaço do Cidadão de Urgezes, o 19.º no concelho de Guimarães. Domingos Bragança marcou presença na cerimónia, tal como o Secretário de Estado Adjunto e da Modernização Administrativa, Luís Goes Pinheiro, que anunciou que a nível nacional, são os vimaranenses que mais têm este serviço nas suas juntas de freguesia.

“Urgezes é uma freguesia central e temos de ser abertos a todo o concelho, daí este espaço do cidadão fazer todo o sentido aqui em Urgezes. Aguardamos que funcione bem, ainda não há uma lista definitiva de serviços porque este é um processo gradual e vamos acrescentando serviços com o tempo”, começou por afirmar o presidente da Junta de Freguesia de Urgezes, João Oliveira.

Para o presidente da Câmara Municipal de Guimarães, esta é uma forma de aproximar a Junta de Freguesia dos cidadãos e de lhes dar a possibilidade de resolver assuntos relevantes sem a necessidade de deslocação ao centro da cidade. “Não fazia sentido que, no tempo de hoje, com os meios informáticos que temos, muitos serviços que hoje podem ser disponibilizados aqui não o pudessem ser. Podem tratar-se questões de Segurança Social, questões relacionadas com a carta de condução, um leque de serviços que agora estão aqui na Junta de Freguesia porque está tudo ligado, tudo em rede, e temos os meios para isso. Isto é muito importante e no dia-a-dia é que vão dar a importância. Aqui vai ser possível resolver problemas e até avançar com projetos, está aqui um espaço formidável”, acrescentou Domingos Bragança.

O espaço do cidadão prevê uma maior preocupação com cidadãos e empresas e “tem a virtude de não deixar ninguém para trás”. De acordo com Luís Goes Pinheiro, “estes espaços fizeram com que os serviços públicos deixassem de estar centrados em si mesmos, preocupados com a sua própria organização e com a sua lógica interna de funcionamento e passaram a estar preocupados com os cidadãos e com as empresas. O estado passou a organizar-se para melhor servir o cidadão”. O Secretário de Estado Adjunto e da Modernização Administrativa revelou ainda que Guimarães passou a assumir uma posição de líder. “Guimarães passa hoje a ser o concelho com o maior número de espaços de cidadão do país. Passou a estar na liderança, passou a ser, mais do que já era, um exemplo para todos os outros concelhos do país”, referiu.

Portugal conta agora com 526 espaços do cidadão e, desde o início do ano, foram atendidos nestes espaços, desde o início do ano, um milhão e 100 mil pessoas.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2019 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?