Vacina da Moderna aprovada

Esta quarta-feira, 6 de janeiro, a Agência Europeia do Medicamento (AEM) anunciou a aprovação de mais uma vacina contra a doença: a vacina da Moderna.

Esta vacina foi desenvolvida pela empresa de biotecnologia norte-americana Moderna e já tem autorização para ser administrada em pessoas com 18 anos ou mais.

Cerca de 30 mil pessoas participaram nos ensaios clínicos, das quais metade receberam a vacina e a outra metade receberam placebos. “A eficácia foi calculada em cerca de 28 mil pessoas entre os 18 e os 94 anos de idade, que não tinham qualquer sinal de infeção prévia”, indica a Agência Europeia do Medicamento (AEM).

“O ensaio revelou uma redução de 94,1 por cento do número casos sintomáticos de Covid-19 em pessoas que receberam a vacina (11 em 14.134 pessoas vacinadas contraíram a Covid-19 com sintomas), comparado com as pessoas que receberam o placebo (185 de 14.073 pessoas que receberam placebo contraíram Covid-19 com sintomas)”.

Segundo a AEM, “isto significa que a vacina demonstrou uma eficácia de 94,1% no ensaio”.

A vacina da Moderna também será administrada em duas doses, separadas por 28 dias.

“A chegada das vacinas da Moderna está prevista para os próximos dias e não deverá tardar mais do que uma semana”, afirmou Francisco Ramos, coordenador do grupo de trabalho para o plano de vacinação.

Francisco Ramos disse ainda que estão previstas chegarem a Portugal “8.000 doses na semana de 11 de janeiro e 11.000 na semana de 25 de janeiro” .

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Publicidade

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?