Vacina para a covid e gripe em simultâneo a partir segunda-feira

A vacinação em simultâneo contra a covid-19 e a gripe inicia-se na segunda-feira, abrangendo cerca de dois milhões de pessoas com 65 ou mais anos, adiantou à Lusa a diretora-geral da Saúde. “A norma vai ser publicada este fim de semana e temos tudo preparado para que a administração simultânea, obviamente, em braços diferentes, possa ser feita no mesmo momento de vacinação”, referiu Graça Freitas.

© Joana Meneses / Mais Guimarães

Se algum utente, por algum motivo, “preferir separar a vacinação em 14 dias, poderá manifestar essa vontade” no momento em que será vacinado, assegurou Graça Freitas. “Os utentes devem ser informados sobre as possíveis reações adversas, podendo optar por uma administração em dias diferentes”, avança ainda a diretora-geral.

De acordo com a DGS, a coadministração de vacinas é uma prática de vacinação realizada em Portugal e no mundo, no âmbito dos Programas Nacionais de Vacinação, que “visa otimizar os esquemas vacinais recomendados”. Os dados também sugerem a manutenção da eficácia de ambas as vacinas, uma vez que, até à data, “não existe evidência de alteração da resposta imunológica”.

A administração da terceira dose da vacina contra a covid-19 está a decorrer em Portugal, com prioridade aos idosos com 80 e mais anos e utentes de lares e de cuidados continuados e abrangendo, nesta fase, as pessoas com 65 ou mais anos.

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?