Vimágua instala sistema de tratamento de água por ultravioleta em Prazins

© Vimágua

A Vimágua está a instalar um Sistema de Tratamento de Água por Ultravioleta na Estação de Tratamento de Água de Stª Eufémia de Prazins. Esta é a principal origem de água para abastecer os Municípios de Guimarães e Vizela.

E qual o papel da radiação ultravioleta na água que consumimos? “Desinfeta a água tornando os microrganismos patogénicos, vírus e bactérias, incapazes de se reproduzir. Isto é conseguido danificando o material genético destes microrganismos, que ao absorver luz na faixa ultravioleta, fica danificado e incapaz de se replicar”, explica a Vimágua em comunicado. Este processo garante “uma desinfeção absoluta e um fornecimento seguro de água”. Sendo um “sistema fácil de operar” e que não obriga a um grande tempo de contacto “quando comparado com outras operações de desinfeção”, o tratamento de água por ultravioleta reforça o tratamento feito na ETA de Prazins. O sistema é constituído “por dois reatores dotados de sistema de limpeza automático e todo o software de controlo” e poderá vir a ser ampliado com um terceiro reator.

O sistema a ser instalado reflete um investimento de quase 395 mil euros, estando prevista a conclusão das obras e entrada em funcionamento em julho próximo.

©2020 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?