Vimágua investe meio milhão de euros na aquisição de um hidrolimpador

Destinado a efetuar a limpeza preventiva, a desobstrução de coletores e a recolher os efluentes produzidos em fossas séticas, a Vimágua adquiriu um hidrolimpador, que exigiu um investimento de cerca de meio milhão de euros, na sequência de um concurso público internacional.

Este equipamento vem reforçar a capacidade de resposta da Vimágua no serviço de saneamento, nomeadamente nas operações de manutenção preventiva dos cerca de 850km de extensão do complexo sistema de drenagem de águas residuais dos concelhos de Guimarães e Vizela. Está ainda adaptado para recolher e transportar os efluentes produzidos em fossas séticas.

A viatura tem capacidade para transportar até oito mil litros de lamas, cinco mil litros de água reciclada e mil litros de água limpa. Está habilitada a aspirar os efluentes dos coletores que, através de um sofisticado sistema de filtragem e decantação, produz a água que será utilizada para efetuar a limpeza e desobstrução dos coletores.

O sistema de reciclagem da água residual tem como vantagem o facto de não recorrer ao tradicional abastecimento feito a partir da rede pública de água com o consequente acréscimo da sua rentabilidade funcional ao reduzir as deslocações para esse efeito. Do ponto de vista ambiental, salienta-se a dispensa do consumo de água potável, estimando-se uma poupança de água de cerca de 90.000 m3 por ano, a produção de menor volume de lamas, assim como a redução do consumo de combustível e de emissões gasosas.

Este novo hidrolimpador vem, assim, reforçar de forma significativa a capacidade operacional da Vimágua.

©2020 MAIS GUIMARÃES - Super8

Publicidade

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?