Vítor Pinto da Cruz lança livro sobre deixar de fumar

O vimaranense Vítor Pinto da Cruz lançou, este sábado, dia 8 de abril, o livro “A Decisão de Deixar de Fumar”, na Biblioteca Municipal de Vila do Conde.

© Direitos Reservados

Neste livro, com a chancela Ideia-Fixa (Alêtheia Editores), o autor apresenta uma estratégia que considera “fácil e efetiva” para quem deseja deixar de fumar. O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, presente na apresentação referiu a importância “de se abandonar hábitos prejudiciais à nossa saúde”, salientando que “fumar é também um hábito cultural e que nesse sentido devemos combater o tabaco e não os fumadores”.

A edição portuguesa é a primeira mas estão já previstas edições no México, Chile, Espanha e outros países latino-americanos, onde o autor desenvolve há vários anos a sua atividade profissional, na área do desenvolvimento estratégico e internacionalização empresarial.

Fumador durante mais de 20 anos, Vítor Pinto da Cruz relata neste livro a sua própria jornada para abandonar o hábito e procura ajudar os leitores a fazer o mesmo. A sua leitura, acredita, é “igualmente indicada aos pais que querem entender o fenómeno, mas também ao pessoal docente, dado ser durante a adolescência que é normalmente feito o primeiro contato com este vício”.

© Direitos Reservados

Esta obra descreve algumas das situações através das quais um fumador começa o vício, as suas enormes consequências a diferentes níveis do indivíduo e os extraordinários prazeres descobertos por um ex-fumador.

O autor apresenta um relato realista e sensível, procurando exemplificar cada uma das etapas da vida com dependência tabágica. O livro aborda não só as questões relacionadas com a saúde, mas também os aspetos sociais e emocionais que envolvem o processo de deixar de fumar. Vitor Pinto da Cruz oferece uma abordagem prática e ajuda, passo a passo, os leitores a superar os desafios para abandonar o tabaco.

Segundo dados da Direção-Geral da Saúde, em 2019, mais de 13 mil pessoas morreram em Portugal devido a doenças atribuíveis ao tabaco, das quais parte foi resultado da exposição ao fumo passivo.

“Entusiasmado”, o autor diz que este livro é uma “reflexão honesta” sobre a sua jornada para deixar de fumar e espera “inspirar outros a fazer o mesmo”.

“Sei como pode ser difícil deixar de fumar, especialmente em ambientes de trabalho onde o tabaco é comum”, explicou adiantando que haverá workshops agendados para empresas que desejem incentivar a cessação tabágica e promover ambientes de trabalho livres de tabaco.

©2023 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?