VITÓRIA E MOREIRENSE MEDEM FORÇAS NO DÉRBI VIMARANENSE
O Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas vai ser casa do 23.º jogo entre os clubes mais bem-sucedidos da cidade de Guimarães. A equipa de Moreira de Cónegos ganhou os três primeiros jogos oficiais com o Vitória.
O Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas vai ser casa do 23.º jogo entre os clubes mais bem-sucedidos da cidade de Guimarães. A equipa de Moreira de Cónegos ganhou os três primeiros jogos oficiais com o Vitória.
Este sábado há dérbi. Não é tão mediático como o dérbi do Minho, que coloca frente-a-frente Vitória e Braga, nem tem a mesma história – vimaranenses e bracarenses já mediram forças 139 vezes –, mas mexe com o concelho e agita paixões locais. “Existe rivalidade. Há jogadores do Vitória que agora estão no Moreirense. Há a rivalidade de vizinhança, o que não acontece ao nível das direções”, resumiu Augusto Inácio, em 2002, altura em que treinava o Vitória e perspetivava um encontro com a equipa de Moreira de Cónegos.
Vai ser o 23.º jogo entre cónegos e “conquistadores” e o Vitória tem vantagem no histórico. Nos 22 confrontos, a equipa agora orientada por Ivo Vieira conta com 12 triunfos, ao passo que a equipa da vila de Moreira de Cónegos conquistou cinco — a última delas em 2017. Curiosamente, os primeiros confrontos entre as duas equipas caíram para o lado do Moreirense. Aliás, nos primeiros três, o Moreirense ganhou sempre. O primeiro encontro data de 1999, altura em que o Vitória encontrou o Moreirense na 4.ª eliminatória da Taça de Portugal. Na altura, os dois golos de Gilmar acabaram por não ser suficientes para seguir em frente na prova rainha, já que o Moreirense venceria o jogo por 3-2.
Um ano depois, o Vitória é novamente dobrado pelos cónegos na prova rainha. Num jogo de loucos, nos quartos-de-final da prova, com quatro expulsões, um golo de Fernando Pires decidiu o jogo a favor do Moreirense e tombou novamente a equipa orientada por Quinito. No mesmo ano, numa época diferente o Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas recebia novo jogo a contar para a prova rainha e o Vitória cai novamente aos pés do Moreirense. Num jogo com sete golos, os cónegos ganharam por 4-3. Na altura, Manuel Machado sentava-se no banco dos “conquistadores” num jogo em que a expulsão de Abel Ferreira foi decisiva no desfecho do encontro.
Caras conhecidas
A verdade é que esta série invencível da equipa cónega iria ser atenuada com a subida da equipa ao escalão principal do futebol português. Os confrontos a contar para a Primeira Liga dão uma clara vantagem ao Vitória. O Moreirense só venceu dois dos 18 jogos realizados para o campeonato. O primeiro triunfo dos “conquistadores” no Dérbi acontece em 2002. Com o campeonato a chegar ao fim, a turma de Augusto Inácio consegue levar de vencida a formação de Manuel Machado num jogo em que os golos do ponta-de-lança Romeu e do defesa brasileiro Rubens Junior decidiram o jogo a favor dos visitantes.
Os jogos foram-se somando e o Vitória-Moreirense repete-se pela 23.ª vez este sábado e, como disse Inácio há 17 anos, há caras conhecidas e jogadores que trocaram o Vitória pelo Moreirense — e vice-versa.
Mas antes dos jogadores, olhemos para o banco. Ambos os treinadores têm ligações robustas a ambos os clubes. Ivo Vieira levou o Moreirense à sua melhor classificação de sempre na última temporada e agora volta ao Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas como treinador da equipa visitante. Os cónegos só perderam o 5.º lugar na última jornada, depois de serem derrotados em casa pelo Vitória de Luís Castro por 3-1. No banco do Moreirense estará Vítor Campelos, que até esteve no banco do Vitória num jogo da Liga Nos. O treinador vimaranense ocupou o lugar de treinador interino após a demissão de Pedro Martins. De resto, Vítor Campelos passou três épocas no Vitória, a orientar os “bês” dos “conquistadores”.
Dentro de campo, a conexão também está mais patente, embora não seja tão presente como em anos transatos. Embora o Moreirense conte com jogadores com passagem pelo Vitória, há poucos sinais da ligação em sentido contrário. O Moreirense conta nos seus quadros com o lateral direito João Aurélio e o avançado uruguaio David Texeira, mas o Vitória só deverá reencontrar o português já que o avançado que marcou oito golos de rei ao peito ainda não realizou qualquer jogo para o campeonato esta época. O plantel do Vitória conta com um jogador proveniente do Moreirense. O guardião Jhonathan foi um dos primeiros reforços anunciados para esta época, mas uma lesão ainda não permitiu ao brasileiro somar qualquer minuto.
Com mais ou menos caras conhecidas, a bola vai rolar este sábado, no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas. O jogo está marcado para as 20h30. Antes disso ainda há jogos a meio da semana. O Vitória recebe o Belenenses SAD e o Moreirense desloca-se a Vila do Conde para defrontar o Rio Ave.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Outubro 14, 2024
A exemplo dos anos anteriores, Osmusiké - Associação Musical e Artística do Centro de Formação Francisco de Holanda - organizou no passado, dia 12 de outubro, mais uma edição dos “Sons de Outono” no grande auditório Francisca Abreu, no Centro Cultural Via Flor.
Outubro 14, 2024
Teste, que se realiza entre os dias 17 e 19 de outubro, procura avaliar o impacto dos projetos de qualificação e regeneração, em fase de conclusão da Alameda S. Dâmaso (norte), Largo do Toural (nascente), Rua de Santo António e Av. D. João IV, com incidência na mobilidade viária.
Outubro 14, 2024
O médico vimaranense Hélder Pereira foi eleito presidente da direção da Sociedade Portuguesa de Artroscopia e Traumatologia Desportiva (SPAT),durante o congresso que decorreu em Viana do Castelo.