”Xoan Vázquez Mao: “O tema do ambiente não deve ter fronteiras”
O processo da candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia 2025 foi um dos temas em destaque.
Decorreu, na manhã desta sexta-feira, 02 de junho, na praça da Plataforma das Artes e da Criatividade, em Guimarães, mais uma edição da Vitrus Talks. Esta dedicada à “Sustentabilidade ambiental na ligação com o Território”.
O encontro contou com intervenções dos vereadores das Câmaras de Guimarães e Póvoa de Lanhoso, Paulo Lopes Silva e Paulo Gago, respetivamente. Também do secretário-geral do Eixo Atlântico, Xoan Mao e de João Pedro Castro, administrador da Vitrus Ambiente, entidade que organiza estes eventos.
João Pedro Castro, o primeiro a intervir nesta edição, lançou o desafio à “partilha de conhecimento e fortalecimento dos projetos que podem ser transversais”, dando como exemplos o processo da recolha de resíduos no sistema PAYT ou o projeto CARE – que visa o uso de copos recicláveis para redução do consumo de plástico, valorizando a presença de Xoan Mao, secretário geral do Eixo Atlântico. O Eixo Atlântico é a associação transfronteiriça que integra as 41 principais cidades da Galiza e Norte de Portugal.
Um repto que foi aceite por aquele responsável que, na sua intervenção defendeu “uma cultura institucional” no sentido de “trabalhar a sensibilização ambiental dos cidadãos” frisando ser “importante pensar global e atuar local”.
Xoan Vázquez Mao, destacou também a importância de Guimarães ser reconhecida com o estatuto de Capital Verde Europeia, mencionando ser “um território que merece e contará com o apoio das 41 cidades que fazem parte Eixo Atlântico porque fazem uma vida em comum e o tema do ambiente não deve ter fronteiras”.
Este processo da candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia 2025 foi um dos temas em destaque nas intervenções, em especial por Isabel Loureiro, coordenadora da Estrutura de Missão Guimarães 2030, e responsável pela nova candidatura do município a CVE 2025, apresentada recentemente.
Para Isabel Loureiro, a recandidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia é “no fundo, um resumo de mais um capítulo da história do desenvolvimento sustentável, nomeadamente na área ambiental”, que o município de Guimarães tem vindo a fazer.
Guimarães está a “jogar a Liga dos Campeões e entramos nesta competição para vencer”, vincou a coordenadora da candidatura de Guimarães, confiante da eleição.
Já Paulo Gago, vereador da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, também presente no encontro, considerou Guimarães “um exemplo em termos ambientais”, um concelho que está com um dinamismo de fazer inveja. Guimarães está a fazer um “trabalho reconhecido” que “merece ser estendido a outros concelhos vizinhos, como as ecovias ou os Guarda-rios, na vertente de uma estratégia ambiental que deve ser implementada em todo o território”, vincou.
Paulo Lopes Silva, vereador da Câmara Municipal de Guimarães, realçou as “boas práticas dos últimos anos” implementadas no concelho, dando como exemplos a criação das Brigadas Verdes nas freguesias, e o envolvimento da comunidade em vários projetos, como também a participação de associações na causa ambiental. O vereador municipal destacou ainda o papel dos “parceiros fundamentais” que fazem parte deste “ecossistema”, o trabalho desenvolvido pela Vitrus, o Laboratório da Paisagem, a Vimágua ou a Universidade do Minho. Neste contexto, Paulo Lopes Silva assumiu ainda o objetivo de “certificar Guimarães como um destino sustentável”.
Esta terceira edição do Vitrus Talks contou com a presença de alunos da Escola Secundária Francisco de Holanda, CISAVE e Profitecla.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Outubro 8, 2024
Escola Profissional CISAVE, em Guimarães, foi palco a 03 de outubro de um encontro dedicado ao futuro das micro, pequenas e médias empresas do norte de Portugal. A CISAVE é a instituição parceira do projeto "Acelerar o Norte" que acolhe uma das 16 Aceleradoras de Comércio Digital, uma iniciativa que visa transformar digitalmente os negócios da região e "prepará-los para os desafios do futuro", avança a escola em nota enviada às redações.
Outubro 8, 2024
O PSD-Guimarães evoca, hoje, dia 8 de outubro, o aniversário da data de falecimento de Fernando Alberto Matos Ribeiro da Silva, líder da instalação da concelhia de Guimarães do Partido Popular Democrata (PPD), hoje PSD, um "exemplo notável de um político e de um dirigente das principais instituições sociais, culturais e desportivas vimaranenses", vinca a concelhia do partido.
Outubro 8, 2024
Inserido no Mês da Economia, que decorre em outubro em Guimarães, o município promoveu um jantar que que participaram representantes de empresas locais, universidades e associações empresariais, com foco na Inovação Colaborativa e na modernização dos modelos de negócio.