150º ANIVERSÁRIO ACIG

por MANUEL MARTINS

Criada a 3 de Outubro de 1865, por alvará régio, a Associação Comercial e Industrial de Guimarães tem assumido, ao longo dos seus 150 anos de existência, um papel determinante em prol da economia e das gentes de Guimarães.

Somos uma das mais antigas associações empresariais do país. Muitos dos momentos cruciais para Guimarães, durante este período, passaram pela ACIG.

O Programa de Comemorações é, naturalmente, ambicioso e proporcional à importância histórica da Associação na actividade económica, cultural e social da cidade e do concelho.

O Programa contempla as áreas que a Associação tem considerado estratégicas para o futuro da comunidade que servimos: A Universidade, nomeadamente o CampUrbis e, em particular o Instituto de Design, o desenvolvimento do Avepark, a criação de uma Escola Pública de Ensino Profissional de Hotelaria e Turismo, a sustentabilidade do número excepcional dos nossos Equipamentos Culturais e a implementação de um Observatório Económico-Social.

As Comemorações decorrerão durante um ano, a partir da data de aniversário; mas a Marcha Gualteriana deste ano, número principal das Festas da Cidade, integrou um Carro que a Associação Artística da Marcha Gualteriana dedicou ao nosso Aniversário, que pode ser considerado como o primeiro acto público (a fachada do Carro está exposta no nosso átrio de entrada). Teremos fóruns sobre o passado do comércio e da indústria que, certamente, nos serãoúteis para o amanhã; o tema Museu da Indústria será abordado por um e outro lado.

Ouviremos vimaranenses que a vida levou para outras terras mas cujo coração continua cá, que se importam com a sua cidade e connosco e que, por isso, terão uma visão própria sobre Guimarães, que ganharemos em considerar.

Vamos concretizar acções que contribuam para a dinamização comercial, para a facilitação do aparcamento em redor do Centro Histórico; retomaremos o evento sobre os Vinhos Verdes de Guimarães que interessam, nomeadamente, aos empresários da fileira do turismo e que contribuirá para alargar os nossos factores identitários, face a quem nos visita.

Multiplicaremos candidaturas no âmbito do Portugal 2020 para as áreas da qualificação, inovação, sustentabilidade; a sua aprovação interessará aos empresários de qualquer sector, também aos exportadores.

Haverá colóquios na área económica por especialistas de renome, serão úteis pelos pontos de vista dos interventores, pela actualidade da informação divulgada, pelo grau de confiança que cada um lhes reconheça. Porque “o amanhã começa hoje” é nosso grande objectivo concretizar uma ambição de muitos anos: constituir um Conselho Estratégico de Guimarães (que não colide com o Conselho constituído pela CMG em 2014) integrando empresas, instituições e cidadãos: aproveitará a visão e capacidade de reflexão dos mais representativos e que mais se distinguiram, em favor de um futuro melhor para Guimarães, das suas gentes, do seu desenvolvimento.

©2020 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?