25 DE OUTUBRO, DIA HISTÓRICO PARA S. TORCATO

por NOVAIS DE CARVALHO

No passado dia 25 de Outubro aconteceu na Vila de São Torcato a Sagração e Bênção do Santuário de São Torcato, em virtude de terem sido concluídas as suas obras, ao fim de cerca de dois Séculos, mais propriamente 190 anos (desde 1825 a 2015), conforme amplamente anunciado.

Começo por afirmar que se tratou de uma cerimonia histórica, digna e cheia de significado porque acabadas as obras e até a reabilitação das patologias que o tempo, as características do local e do próprio monumento foram determinando, foi tempo de lembrar todos quantos nelas participaram e a elas se entregaram durante todos estes anos e por outro lado deram e dão vida a este Santuário, local especial cheio de vida e de história onde está guardado o nosso também especial São Torcato.

Mas neste Dia, nesta Festa e nesta Cerimónia presidida por Sua Excelência Reverendíssima o Senhor Arcebispo de Braga Senhor D. Jorge Ortiga, aconteceu algo de muita importância para os devotos de São Torcato, Irmandade de São Torcato, Vila de São Torcato e enfim para toda a região, a nível nacional e internacional por onde São Torcato tem imensos devotos, é que de facto, mais uma vez foi reconhecido o nosso São Torcato Mártir.

A Sagração e Bênção e a excelente homilia proferida pelo nosso Pastor, o Senhor D. Jorge Ortiga, não deixaram qualquer dúvida que naquele Santuário está um Santo, o São Torcato, homem que pregou e praticou o bem e a justiça sempre ao lado dos que mais precisam, e lutou de modo desigual contra um exército mouro pelo qual foi martirizado em defesa dos Seus e das suas convicções.

São Torcato é de facto um Santo, um exemplo de vida para cada um de nós e que, como venho referindo foi claramente Reconhecido no passado dia 25 de Outubro pela Igreja, Por Sua Excelência Reverendíssima Senhor Arcebispo de Braga Senhor D. Jorge Ortiga

E de facto, naquele Santuário e à sua volta cresce uma Obra de Culto e de Fé, de Evangelização e de Solidariedade Social tal qual pregava o nosso São Torcato, e em conformidade com isso uma obra absolutamente identificada com os princípios que Ele defendia.

Em São Torcato vai de facto a partir de agora iniciar-se um novo ciclo, com mais força e sustentação porque a Sagração e Bênção do Santuário, o Reconhecimento do nosso Santo exemplo de vida para cada um de nós, assim o ditam, e aquele Templo confirma-se como um lugar de Culto e Fé, de Evangelização e de Solidariedade Social.

A Irmandade de S. Torcato vai assim continuar a sua Vida num novo ciclo com mais força e determinação para os novos desafios com que se depara, e honrar e promover o Culto ao Seu São Torcato.

©2019 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?