E que festão foi o Domingão!
Por Eliseu Sampaio.
Por Eliseu Sampaio,
Diretor do grupo Mais GuimarãesNo passado fim-de-semana, o vale do Selho esteve em festa. E que festão foi o Domingão!
A música popular saiu à rua com rasgos de euforia, saíram os caretos, mesmo antes do tempo, os ranchos folclóricos e o povo, o povo alegrou-se e foi feliz, euforicamente festejou depois de se ver impossibilitado de celebrar o que quer que fosse nos últimos dois anos, neste tempo quase roubado, de pandemia.
O camião da SIC percorreu algumas artérias deste concelho, das freguesias de Selho S.Jorge, Gondar, Serzedelo, S.Cristóvão de Selho e Candoso S. Martinho, espalhando sorrisos e bem-estar. Mesmo quem não aprecie o registo não ficou indiferente à alegria vincada nos rostos dos novos e velhos, dos homens e mulheres que se juntaram naquela tarde, como participantes ou apenas assistindo à parada.
O camião, perceba-se, terá sido apenas o mote, um pretexto para as pessoas saírem à rua, para se encontrarem de novo, para se divertirem. As pessoas que ansiavam há demasiado tempo por um momento assim.
No próximo fim-de-semana a festa vai repetir-se no vale do Selho com o carnaval de Pevidém. Com o carnaval possível dentro das circunstâncias atuais, com música, danças e caretos, confinados ao recinto da feira.
A festa vai fazer-se com a organização do Teatro Coelima (agora associação Sol do Miral), na mais antiga e tradicional manifestação carnavalesca do concelho de Guimarães.
Parabéns ao teatro Coelima pelo trabalho que tem desenvolvido junto da população, na promoção do teatro, da cultura popular e de muitas outras atividades. A adesão das pessoas, de forma massiva e espontânea, vem demonstrar que este é o caminho, um caminho de envolvimento de todos, promotores, artistas e público.
E quando assim acontece não é uma festa, é um festão.
Parabéns!
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Dezembro 26, 2024
Daniel Sousa foi apresentado por António Miguel Cardoso em conferência de imprensa nesta quinta-feira, 26 de dezembro, no auditório do estádio D. Afonso Henriques. O novo técnico da equipa principal assina um contrato de um ano e meio. Daniel Sousa já orientou a equipa no treino da tarde, de preparação para o último jogo do ano, no Algarve, frente ao Farense. O encontro está agendado para domingo pelas 15h30.
Dezembro 26, 2024
“Ficámos contentes por conseguir corresponder às expetativas das pessoas”, disse o presidente da Junta ao Mais Guimarães, referindo que, na realidade, “esta agregação, em termos de comunhão e partilha entre as pessoas, não existiu, não houve a verdadeira agregação entre os povos”. Tiago Rodrigues comentou a desagregação da sua União de Freguesias, que acontecerá nas próximas eleições autárquicas, em setembro ou outubro de 2025.
Dezembro 26, 2024
Em Guimarães, seis Uniões de Freguesia, juntas desde 2013, vão desagregar-se no próximo ano, nas eleições autárquicas. O Mais Guimarães recolheu a reação dos autarcas.