Sem compromissos pelo Campus de Justiça
Declarações proferidas à margem das celebrações do 25.º aniversário da TRIAVE.
Projeto foi anunciado em 2019 pela então Ministra da Justiça. Ontem, sexta-feira, Jorge Costa, Secretário de Estado Adjunto e da Justiça, disse que as situações estão a ser avaliadas e que “Guimarães está a par de outras situações a merecer também uma preocupação”.
Foi a meio do mês de março de 2019 que Francisca Van Dunem, Ministra da Justiça à época, visitou os terrenos cedidos pela Câmara Municipal de Guimarães para a construção do novo Campus da Justiça. O projeto anunciado contemplava a construção de um edifício em Mesão Frio, no lugar do Outeiro, em frente à Academia de Ginástica, numa área de construção de 4.446 m2 . Ao terreno, cedido gratuitamente pela autarquia vimaranense pelo período de 50 anos, acrescia o investimento governamental de 10,6 milhões de euros.
O protocolo da Câmara Municipal de Guimarães com o Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça foi assinado, e foi homologado pela antiga Ministra da Justiça. O novo edifício devia agregar as valências das Instâncias Central Criminal, Local Criminal, Instrução Criminal, DIAP, Família e Menores e Trabalho. Em 2021, Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães anunciou que “o projeto de arquitetura foi aprovado” e adiantou que aquele era “um processo que está a avançar”.
Hoje, à margem da cerimónia comemorativa dos 25 anos de atividade do TRIAVE – Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo do Ave, Tâmega e Sousa, que decorreu no Paço dos Duques de Bragança, o Secretário de Estado Adjunto e da Justiça, Jorge Costa, foi chamado a pronunciar-se sobre o tema e preferiu não se comprometer, embora tenha revelado que estão em curso conversações com o presidente da Câmara Municipal de Guimarães. Neste momento, diz, há “uma grelha, uma matriz” que permite perceber o “estado de cada um dos tribunais deste país” e que o mais importante, por enquanto, é reunir e “conciliar todos estes elementos” e “analisá-los, ponderá-los e depois tomar boas decisões”.
Jorge Costa esclareceu que esta matriz leva em conta três critérios fundamentais: “a gravidade da situação”; a urgência, “ou seja, se reclama já uma intervenção no imediato”; e a tendência, que avalia o que acontece “se nada se fizer”. Explicou ainda que “é em função destes três critérios” e “deste instrumento, dessa ferramenta que é a matriz” que a decisão será tomada para definir quais são as “situações a reclamar pequeníssimas reparações”, as “situações a reclamar recuperação” e as “situações a exigir e a reclamar obra nova”.
O Secretário de Estado Adjunto e da Justiça preferiu não classificar a situação de Guimarães e vincou que, por enquanto, não diz que sim nem que não a um novo Campus da Justiça na cidade berço. “Não estou a dizer que Guimarães não vai ter ou que Guimarães vai ter, é este trabalho que estamos exatamente neste momento a fazer para que não haja uma promessa que amanhã eventualmente não se possa cumprir”, disse aos jornalistas. Revelou ainda que tem estado em diálogo com o edil municipal sobre o assunto e que para setembro está agendada uma nova reunião: “o que eu também falei já com o senhor presidente da Câmara, que tivemos oportunidade de o receber em Lisboa e hoje também já trocamos algumas impressões, é que ficou já definida uma metodologia de trabalho para setembro”. O que se sabe, por enquanto, é que “Guimarães está a par de outras situações a merecer também uma preocupação”. No entanto, esclareceu, “são centenas, milhares de situações e, portanto, vamos ter que ver uma a uma”.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Dezembro 26, 2024
Em Guimarães, Tabuadelo e São Faustino, Serzedo e Calvos, Conde e Gandarela, Prazins Santo Tirso e Corvite, Sande Vila Nova e Sande S. Clemente e Airão Santa Maria, Airão São João e Vermil, viram a sua desagregação aprovada na Assembleia da República, no passado dia 17 de dezembro.
Dezembro 26, 2024
A Vitória Sport Clube, Futebol SAD acertou com o Sporting Clube de Portugal a transferência do treinador Rui Borges. A mudança implica um encaixe financeiro para a sociedade desportiva, "tornando-se efetiva já a partir desta quinta-feira", 26 de dezembro, anuncia a direção dos conquistadores.
Dezembro 26, 2024
Conhecido pela sua participação nas Festas Nicolinas, ao longo dos últimas quatro décadas, Manuel Silva Freitas, carinhosamente apelidado de "Manuel das Vacas", faleceu na passada terça-feira no Hospital Senhora da Oliveira, aos 61 anos de idade.