Equipa B – quo vadis?
Por Joel Ferreira.
Por Joel Ferreira, Presidente Associação VitóriaSempreA equipa B do Vitória consumou este fim de semana a descida ao Campeonato de Portugal, o quarto escalão na hierarquia do futebol nacional.
Cedo se percebeu que as linhas com que se coseram esta época não produziram mais que uma manta de retalhos, manifestamente curta para a cada vez mais competitiva Liga 3. As 19 derrotas em 26 partidas disputadas são arrebatadoras e, mais que isso, esclarecedoras quanto ao demérito do conjunto agora liderado por Álvaro Madureira.
O mal já está feito mas as consequências não se ficam por aqui. O hiato de 3 divisões afigura-se como uma séria ameaça à sustentabilidade do clube. Sabe-se que os processos de captação e nidificação de talento são tão mais complicados quanto mais afastados do topo da pirâmide. E sabe-se também da importância nuclear da equipa secundária na estratégia do Vitória. Os números revelam-no: clube que mais estreias promoveu na equipa principal e cerca de 70 milhões de euros faturados com ativos provenientes ou com passagem na formação B. É, deste ponto de vista, absolutamente vital encarrilar a equipa B na rota dos campeonatos profissionais como uma fonte de alimentação fiável e à altura das exigências imediatas de um Vitória com ambições europeias.
Desenganem-se os darwinianos quanto à próxima época. Os desafios vindouros serão de enorme complexidade e o estatuto do Vitória SC não lhe consagra quaisquer direitos naturais sobre emblemas de (muito) menor dimensão, somente a responsabilidade redobrada.
Aos responsáveis pelas tomadas de decisão impõe-se uma profunda reflexão que terá necessariamente de vir acompanhada de (forte) reação. O nosso nome pede – e merece – muito mais!
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Janeiro 5, 2025
Partida estava em atraso, resultado sorriu aos vimaranenses.
Janeiro 4, 2025
Na reação ao empate em casa frente ao AVS, o técnico César Peixoto estava conformado, mas consciente de que há trabalho a fazer, principalmente na reação quando o Moreirense está em vantagem.
Janeiro 4, 2025
Jogo entre vizinhos em Moreira de Cónegos, na tarde deste sábado, 04 de janeiro, com o empate a um golo. No Comendador Joaquim de Almeida Freitas encontraram-se Moreirense e AVS, clube de Vila das Aves.