“Guimarães orgulha-se de vocês”: Município distingue Zeega e Verdi após título mundial
Os jovens atletas vitorianos Martim Guedes “Zeega” e Santiago Verdi, campeões do mundo ao serviço da Seleção Nacional sub-17 no Catar, foram homenageados esta sexta-feira no Salão Nobre da Câmara Municipal de Guimarães.

© Eliseu Sampaio / Mais Guimarães
A cerimónia, contou com a presença do presidente da autarquia, Ricardo Araújo, do vice-presidente do Vitória Sport Clube, José Eduardo Viamonte, e do vereador com o pelouro do Desporto, Alberto Martins.
O primeiro a usar da palavra foi Martim Guedes “Zeega”: “Quero agradecer à Câmara por esta homenagem e a todos que estão aqui presentes. Agradeço a todos os que trabalham comigo e me dão conselhos. Isto é só o começo, vamos continuar a trabalhar para no futuro, se possível, sermos mais vezes homenageados”, afirmou o jogador, reforçando que o apoio emocional e formativo que recebeu foi determinante para atingir o título mundial.
Seguiu-se Santiago Verdi, igualmente agradecido pelo reconhecimento público. “Um agradecimento especial à Câmara de Guimarães por nos ter homenageado, à minha família, que nunca me falha, e um agradecimento muito grande ao Vitória pelo acompanhamento que me tem feito ao longo da minha vida. Vamos trabalhar para muitas mais conquistas e ambos ambicionamos jogar um dia no D. Afonso Henriques. Estou muito feliz e orgulhoso por representar este clube e esta cidade”, disse o jovem atleta.
O vice-presidente do Vitória SC, José Eduardo Viamonte, destacou o papel decisivo do clube na formação de ambos os campeões. “É um grande orgulho para nós estar aqui, na presença das famílias destes jovens. Para o Vitória, é um motivo de enorme satisfação tê-los na nossa base. Eles são parte das nossas equipas e isso enche-nos de orgulho. Este sucesso resulta do trabalho de muitos profissionais do Vitória, pessoas que diariamente se dedicam a apoiar estes jovens, que hoje já são homens. Como vitorianos, sonhamos vê-los um dia com outras medalhas e com o D. Afonso Henriques ao peito. Esse é o repto que vos deixamos”, afirmou.
Já Ricardo Araújo, presidente da Câmara Municipal, vincou que os atletas “São um exemplo de sucesso não só no plano desportivo, mas também pessoal e académico. Queremos homenagear-vos e reconhecer o vosso mérito. Esperamos que esta conquista seja o início de uma longa carreira, mas sobretudo de grandes sucessos e felicidade. Recebemos aqui dois atletas, mas sobretudo dois campeões do mundo. Jovens na idade, mas gigantes na determinação, na coragem e na fibra”, afirmou o autarca.

© Eliseu Sampaio / Mais Guimarães
Ricardo Araújo prosseguiu, destacando o impacto que Martim e Santiago têm no concelho: “Vocês representam hoje as cores do nosso principal embaixador, o Vitória, mas também de todo o concelho de Guimarães. É com alegria e profundo orgulho que vos recebemos nesta casa. Esta conquista não é apenas um momento desportivo. É o reflexo de anos de trabalho, disciplina, sacrifício e maturidade. Vocês são jovens irrepreensíveis, responsáveis, conscientes do equilíbrio entre o desporto e a escola.”
O presidente lembrou ainda o percurso académico de ambos: “O Santiago, aluno da Universidade do Minho, e o Martim, aluno da Escola Santos Simões, mostram que é possível conciliar o talento com o estudo. Sei bem o esforço que exige chegar a este patamar. Muitos jovens saem mais cedo da escola, chegam mais tarde a casa, alimentando o sonho de um dia jogar futebol ao mais alto nível. Hoje, vocês mostram a esses jovens que é possível.”
Ao terminar, o autarca dirigiu dirigiu-se aos atletas e acrescentou, “Martim e Santiago, em nome de Guimarães, o nosso sincero obrigado. Obrigado por levarem Guimarães convosco, obrigado por representarem o nosso concelho e o nosso Vitória com dignidade, entrega e responsabilidade. Hoje, e seguramente para sempre, Guimarães orgulha-se de vocês. Parabéns.”





