Capela de Santa Luzia reabre restaurada e acolhe festa dedicada à padroeira da visão

A Paróquia de Nossa Senhora da Oliveira, no Arciprestado de Guimarães e Vizela, prepara-se para celebrar a Festa de Santa Luzia, uma das santas mais veneradas pela população e tradicional protetora da visão. As celebrações terão lugar na histórica Capela de Santa Luzia, situada na Rua Francisco Agra, em Guimarães.

© João Bastos/ Mais Guimarães

O ponto alto da festa ocorrerá no dia litúrgico de Santa Luzia, 13 de dezembro, com a Eucaristia Solene marcada para as 8h00. No mesmo dia, pelas 12h00, realizar-se-á um momento de gratidão dirigido a todos os que contribuíram para o recente restauro da capela, que decorreu entre fevereiro e março de 2025. A cerimónia contará com a presença do presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Ricardo Araújo.

As obras de restauro e manutenção, promovidas pela Fábrica da Igreja Paroquial da Senhora da Oliveira, visam preservar o valor histórico, patrimonial e devocional da capela, garantindo que continue a ser um espaço de fé muito procurado pelos devotos de Santa Luzia. Em nota enviada à Comunicação Social, a paróquia expressa também a sua gratidão aos fiéis, benfeitores e ao Município de Guimarães pelo apoio prestado.

Para além das celebrações do dia da festa, a capela permanecerá aberta para veneração e cumprimento de promessas entre 8 e 14 de dezembro, das 9h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00.

Santa Luzia, cujo nome significa “luz”, é invocada desde há séculos como protetora dos olhos e da visão, sendo o dia 13 de dezembro uma data de devoção em Guimarães e em todo o país. A Paróquia de Nossa Senhora da Oliveira convida toda a comunidade a participar nestes momentos de fé e recolhimento.

PUBLICIDADE
Arcol

NOTÍCIAS RELACIONADAS