Proteção Civil Municipal alerta para agravamento do estado do tempo

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê um agravamento significativo das condições meteorológicas nos próximos dias, com chuva forte, vento intenso e queda de neve, levando à emissão de avisos amarelos para várias regiões.

© DR

De acordo com o IPMA, entre as 15h00 e as 21h00 desta quinta-feira, 22 de janeiro, está prevista precipitação por vezes forte. O vento deverá intensificar-se a partir das 21h00 do mesmo dia e até às 03h00 de 23 de janeiro, com rajadas do quadrante oeste que podem atingir os 75 km/h. Está ainda prevista queda de neve acima dos 600 a 800 metros de altitude, com acumulações entre 20 e 30 centímetros acima dos 800 metros, entre a meia-noite de 23 de janeiro e as 09h00 de 24 de janeiro.

Estas condições meteorológicas aumentam o risco de inundações urbanas, cheias em cursos de água, deslizamentos de terras e derrocadas, bem como de piso rodoviário escorregadio ou obstruído por água, gelo ou objetos arrastados pelo vento. O Serviço Municipal de Proteção Civil recomenda à população a adoção de medidas de autoproteção, como a desobstrução dos sistemas de drenagem, condução defensiva, a não travessia de zonas inundadas, a fixação adequada de estruturas soltas e o acompanhamento permanente das informações meteorológicas e das indicações das autoridades.

PUBLICIDADE
Arcol

NOTÍCIAS RELACIONADAS