Barroso da Fonte celebra 73 anos de jornalismo com lançamento de livro em Guimarães

A apresentação está marcada para este sábado, dia 24 de janeiro às 16h00, no Espaço Cultural Barroso da Fonte, situado na Avenida de S. Gonçalo, n.º 1180, rés-do-chão direito, nas proximidades do Estádio D. Afonso Henriques.

© Mais Guimarães

O livro “Decano dos Jornalistas Portugueses – 73 Anos de Causas e Casos de Barroso da Fonte” vai ser apresentado em Guimarães, este sábado, dia 24, numa sessão que assinala os 73 anos de atividade profissional do decano do jornalismo português. A obra é assinada por António Dias Vieira e João Miranda.

Barroso da Fonte publicou a sua primeira notícia a 24 de janeiro de 1953, num semanário transmontano, pouco antes de completar 14 anos de idade, iniciando então uma carreira ininterrupta na imprensa que se mantém até à atualidade.

Na obra, António Dias Vieira sublinha a relevância do percurso do homenageado, considerando que “assenta-lhe bem o título de decano, não só pelos anos que leva de jornalista, mas também porque poderemos considerá-lo um esteio da imprensa regional”. O autor destaca ainda a produtividade e assiduidade da sua escrita, bem como o seu papel ativo na sociedade civil, tendo fundado e cofundado onze associações de âmbito nacional e regional, além da defesa firme das suas ideias e da sua reconhecida verticalidade.

Com 264 páginas e edição da Editora Cidade Berço, o livro traça um retrato aprofundado de uma vida dedicada ao jornalismo e à intervenção cívica. Para além da atividade jornalística, Barroso da Fonte é autor de 64 livros, abrangendo géneros como poesia, literatura, investigação histórica, etnográfica e biográfica.

PUBLICIDADE
Arcol

NOTÍCIAS RELACIONADAS