A participação dos jovens na coisa pública

Por Eliseu Sampaio.

Eliseu sampaio

Por Eliseu Sampaio,
Diretor do grupo Mais GuimarãesA Câmara Municipal de Guimarães anunciou que vai lançar mais uma edição do Orçamento Participativo para Escolas, com o objetivo de “estimular a participação democrática e cidadã dos estudantes nas decisões que afetam a sua vida escolar”.

Este projeto, que abrange os 14 Agrupamentos de escolas e as duas escolas secundárias do concelho, tem atribuída uma verba máxima de 12.500 euros para as propostas vencedoras.

Na edição deste ano há várias novidades. Por um lado, a obrigatoriedade das propostas ter de identificar, pelo menos, um parceiro, público ou privado, com o intuito de promover uma cultura de parcerias, de rentabilização de recursos e de envolvência e participação cívica.

A segunda novidade diz respeito ao tema, só serão aceites propostas enquadradas na área dos “Recreios” – Espaços Exteriores, Espaços Educadores, aliando a Cultura, a Sustentabilidade e a Educação, articuladas com o programa municipal Pegadas.

O Orçamento Participativo para Escolas é um bom exemplo, como é, embora com uma dinâmica diferente, também o Torneio de Retórica, impulsionado pela ASMAV, do trabalho de envolvimento dos mais novos na discussão do que importa a todos. Na escola, no primeiro caso, e de diversos assuntos pertinentes da atualidade, no segundo.

Fomentar a troca de ideias, o debate, a criatividade são fundamentais para que se contrua futuro. O futuro que aos jovens pertence, como bem se sabe.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES