
A participação dos jovens na coisa pública
Por Eliseu Sampaio.

Por Eliseu Sampaio,
Diretor do grupo Mais GuimarãesA Câmara Municipal de Guimarães anunciou que vai lançar mais uma edição do Orçamento Participativo para Escolas, com o objetivo de “estimular a participação democrática e cidadã dos estudantes nas decisões que afetam a sua vida escolar”.
Este projeto, que abrange os 14 Agrupamentos de escolas e as duas escolas secundárias do concelho, tem atribuída uma verba máxima de 12.500 euros para as propostas vencedoras.
Na edição deste ano há várias novidades. Por um lado, a obrigatoriedade das propostas ter de identificar, pelo menos, um parceiro, público ou privado, com o intuito de promover uma cultura de parcerias, de rentabilização de recursos e de envolvência e participação cívica.
A segunda novidade diz respeito ao tema, só serão aceites propostas enquadradas na área dos “Recreios” – Espaços Exteriores, Espaços Educadores, aliando a Cultura, a Sustentabilidade e a Educação, articuladas com o programa municipal Pegadas.
O Orçamento Participativo para Escolas é um bom exemplo, como é, embora com uma dinâmica diferente, também o Torneio de Retórica, impulsionado pela ASMAV, do trabalho de envolvimento dos mais novos na discussão do que importa a todos. Na escola, no primeiro caso, e de diversos assuntos pertinentes da atualidade, no segundo.
Fomentar a troca de ideias, o debate, a criatividade são fundamentais para que se contrua futuro. O futuro que aos jovens pertence, como bem se sabe.
Partilhar
PUBLICIDADE
MAIS EM GUIMARÃES
Setembro 26, 2023
Num total de 160 candidaturas ao financiamento do programa "Bairros Comerciais Digitais", Guimarães ficou na 95.ª posição, último lugar em que os candidatos estão aprovados, mas condicionados pela reprogramação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Setembro 26, 2023
A exigência da revogação resulta de uma proposta feita pelo CDU na Assembleia Municipal de Guimarães, que se realizou na sexta-feira passada, dia 22 de setembro.
Setembro 26, 2023
Este centro do Hospital Senhora da Oliveira teve a pontuação mais alta entre mais de 900 instituições.