ACONTECE NUM CAFÉ PERTO DE SI

Não haverá muitas associações desportivas que se possam vangloriar de movimentar mais de mil atletas. O facto é ainda mais relevante se tomar em linha de conta que há gente de todas as idades, desde os 10 anos até aos avós. E de ambos os sexos.

direitos-abn-4direitos-abn-1

 

 

 

 

 

É um verdadeiro fenómeno desportivo e social as diversas ligas que a Associação de Bilhar do Norte (ABN) promove em centenas de espaços (normalmente cafés), desde Vila Real passando por Amarante, Lixa, Felgueiras, Vizela, Guimarães, Fafe, Braga, até ao Porto e para lá do Douro em Gaia e Espinho. Na realidade o “snooker” sempre teve tradição nos cafés portugueses, o problema é que não havia uniformidade nas regras. Numa localidade quem metia a bola preta perdia, na freguesia ao lado meter a bola preta era uma penalidade punida com a retirada de uma bola de cor. Estas e outras diferenças dificultavam a criação de torneios e o crescimento da modalidade. “Mesmo a nível internacional o ‘snooker’ nunca teve regras muito uniformes”, explica Jorge Dias da ABN. Em 2009, um grupo de apaixonados da modalidade sentiu uma necessidade cada vez maior de alargar os pequenos torneios de café e, para o efeito, criou a Associação de Bilhar do Norte.

direitos-abn-2A associação adotou desde o início as regras do bilhar poll, perfeitamente estabelecidas e reconhecidas mundialmente. Progressivamente os cafés e outros espaços onde se praticava a modalidade foram fazendo as alterações necessárias para se adaptarem a esta nova modalidade. Os bilhares antigos tiveram que ser substituído. No “snooker” os buracos têm 7,8 cm, ao passo que no bilhar poll os buracos são de 8 a 8,5 cm. Para que haja justiça nos resultados, já que as equipas jogam uma jornada em casa e outra fora, a ABN pugna para que todos os bilhares cumpram as regras, nomeadamente ao nível do pano que, como no ténis, pode ser mais rápido ou mais lento. Segundo dados da ABN, neste momento 80% dos bilhares da liga já estão em conformidade com as regras. Este esforço no sentido da qualidade já foi reconhecido pela Federação Portuguesa de Bilhar que, em agosto de 2015, homologou as provas realizadas pela ABN.

A ABN realiza anualmente 11 provas: Super Liga de Equipas, Liga dos Campeões, Taça da Liga, 2.ª Liga de Equipas, 3.ª Liga de Equipas, Liga de Honra, Liga Feminina, Liga Individual, Liga Sub-16, Liga de Pares Escoceses e torneios de captação. Para o próximo ano já está previsto o lançamento de uma liga de sub-20. Este dinamismo do bilhar em Guimarães vem de longe. Já nos anos 30 do século passado se jogava bilhar livre na cidade. As provas decorriam no Café Oriental e na Associação dos Empregados do Comércio. Nos anos 60 as provas passaram a realizar-se no café Milenário e mais tarde no café Meia-Noite, no Académico e no salão de jogos O Buraco. No final da década de 90, o CART, nas Taipas, começou a organizar torneios. Nesta época o café Romano teve torneios anuais durante 10 anos consecutivos. Mas toda esta dinâmica esbarrava na falta de competição entre os vários polos e foi isto que a ABN trouxe para a modalidade.

As competições da ABN são organizadas de forma a manter um elevado grau de competitividade e os jogadores envolvidos durante o maior tempo possível.

direitos-abn-3

As competições da ABN são organizadas de forma a manter um elevado grau de competitividade e os jogadores envolvidos durante o maior tempo possível. De tal forma que foi criado um “racking” com os 25 melhores jogadores, e estes não podem jogar juntos. Além disso as equipas são promovidas ou despromovidas, em função dos resultados, mas na final estão presentes as diversas ligas. Para jogar a Liga dos Campeões é preciso ter ficado em primeiro ou segundo do grupo no ano anterior.

Em 2015 as finais das diversas competições da associação decorreram no Pavilhão do Vitória, em Guimarães, durante 10 dias, em junho. Estiveram envolvidos mais de 500 atletas de 100 equipas. Nesta competição estiveram presentes nomes do bilhar nacional como Bruno Fumega, bi-campeão nacional, Pedro Grilo e Pedro Fonseca, ambos campeões nacionais. O interesse destes jogadores nas competições da ABN atesta a elevada qualidade que a organização atingiu.

 

©2020 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?