Alunos de Guimarães brilham em concurso de literacia financeira
A partir de setembro está aberto um novo concurso.
O Concurso Final do projeto “No Poupar Está o Ganho” contou com duas turmas de Guimarães nos lugares do pódio, nesta competição de educação financeira. A turma 7º A da Escola Básica e Secundária Santos Simões ficou em 2º lugar do 3º ciclo e a turma 6º B da Escola Básica do Vale de São Torcato alcançou o 3º lugar do 2º ciclo.
Nos vídeos que lhes valeram prémios, os alunos do 7º A da Escola Básica e Secundária Santos Simões e do 6º B da Escola Básica do Vale de São Torcato, em Guimarães, revelaram o seu talento enquanto atores.
A turma do 7º ano criou a história, os cenários e interpretou o conto “Poupar é viver – Uma história de redenção”, os estudantes do 6º ano recriaram o concurso Joker da RTP. Ambos os projetos tiveram como base a educação financeira e obtiveram, respetivamente, um 2º e um 3º lugar no Concurso Final da iniciativa “No Poupar Está o Ganho”.
Há 11 anos que o “No Poupar Está o Ganho” tem como objetivo promover a literacia financeira nas crianças e jovens, abordando temas como a poupança, a gestão e importância do dinheiro e o consumo responsável. O projeto chegou já a 40 mil crianças de 40 municípios e só neste ano letivo participaram mais de 9.000 alunos de 500 turmas. “No Poupar Está o Ganho” decorre ao longo de cada ano letivo e culmina num Concurso Final anual, que este ano contou com a participação de turmas de vários municípios da região norte.
Todos os projetos foram avaliados por um júri, que selecionou 14 turmas vencedoras, apuradas por nível de ensino, desde o pré-escolar ao ensino secundário, premiando assim o trabalho de cerca de 300 alunos dos distritos de Braga (6 escolas), Porto (6), Viana do Castelo (1) e Vila Real (1).
A partir de setembro, o “No Poupar Está o Ganho”, desenvolvido pela Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, abre novamente inscrições, disponíveis para todos os professores que queiram promover a literacia financeira dos seus estudantes. São fornecidos todos os recursos necessários para que o projeto seja implementado nas escolas, desde a formação dos docentes e planos de aula, aos exercícios, jogos e desafios para os alunos, que podem ainda fazer uma visita online ao Museu do Papel Moeda.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Janeiro 21, 2025
Esta iniciativa, além de gratuita, oferece um certificado de participação.
Janeiro 21, 2025
A Câmara de Santo Tirso anunciou o arranque da empreitada que tem duas fases.
Janeiro 21, 2025
O encontro acontece num restaurante, no Parque da Cidade e é dirigido aos órgãos de comunicação.