Amália foi Amália e as suas circunstâncias

Por Eliseu Sampaio,
Diretor do grupo Mais Guimarães

Miguel Carvalho, conhecido jornalista da Visão, com mais de 30 anos de carreira, esteve em Guimarães na passada sexta-feira, dia 08, para apresentar o seu livro “Amália, Ditadura e Revolução – A História Secreta”. A apresentação decorreu em dois momentos. O primeiro, ao final da tarde, na livraria Rimas e Tabuadas, e depois, pela noite, na Biblioteca Municipal Raúl Brandão. A organização esteve a cargo do Gabinete de Imprensa, que tem sede em Guimarães e é uma associação de jornalistas e profissionais de comunicação e da Biblioteca Municipal. A apresentação foi do sociólogo, Esser Jorge Silva.

Um livro sobre Amália, essa figura maior do mundo artístico português, sobre a sua vida, sobre o facto de ter vivido em dois regimes, sendo relevante em ambos, só poderia dar em conversas significativas, como significativos foram também os esclarecimentos dados por Miguel Carvalho, que produziu essa investigação jornalística com perto de 600 páginas. Um trabalho tão importante quanto necessário, que veio desmistificar algumas das “verdades” sobre a vida e obra da fadista e da mulher.

Amália foi “namoradinha do regime” de Salazar, namorando e deixando-se namorar pelo Estado Novo. Amália foi também, e isso é vincado categoricamente no livro de Miguel Carvalho, apoiante de movimentos contestatários do poder, nomeadamente comunistas com quem convivia regularmente e manteve por perto ao longo de toda a sua vida, sendo por isso, desde muito cedo, e isso está refletido no livro, vigiada pela polícia do Estado, a PIDE.

Amália era sobretudo uma artista, cujo amor maior que tinha era o de pisar os palcos e sentir o carinho do público. E isso fez de si uma das maiores artistas mundiais. Devemos-lhe um riquíssimo espólio musical, a consagração do fado, e um reconhecimento internacional que nenhum outro artista português foi capaz de igualar.

Amália foi Amália e as suas circunstâncias. Todos somos nós e as nossas circunstâncias! Sobre a vida de Amália Rodrigues, isso é bem retratado num livro que vale a pena ler, e deve ser lido. Obrigado Miguel.

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?