André Coelho Lima sobre Centro de Hemodinâmica: “É absolutamente inadmissível”

Em visita ao Hospital de Guimarães, o cabeça de lista dos candidatos a deputados pelo PSD de Braga, André Coelho Lima, não escondeu a “indignação, perante um processo para o qual já apelou por diversas vezes ao bom senso do Ministério da Saúde e dos responsáveis do Governo do PS, mas sem sucesso”. Em causa, está a situação do Centro de Hemodinâmica.

© Direitos Reservados

“É uma situação absolutamente inadmissível. Ainda para mais, quando é uma estrutura que não foi paga pelo Estado. A comunidade vimaranense, que paga o Serviço Nacional de Saúde com os seus impostos, ofereceu a este hospital o laboratório de hemodinâmica, que é de topo”, recordou André Coelho Lima.

Entretanto, este laboratório, como frisou o líder social-democrata, “está há três anos impedido de funcionar, porque o Ministério da Saúde não quis colocar o Hospital de Guimarães na rede nacional de referenciação” para este serviço de cardiologia, equipada para exames diagnósticos e terapêuticos através da instalação de cateteres no sistema vascular.

“É intolerável. As pessoas que foram solidárias, que se esforçaram e deram os seus donativos, merecem mais respeito. E, acima de tudo, os utentes merecem o tratamento que este laboratório disponibiliza”, defendeu André Coelho Lima no final de uma reunião com a administração do hospital, em que esteve acompanhado pelo também candidato a deputado Bruno Fernandes.

O caso do Hospital de Guimarães é, “infelizmente”, mais uma situação a juntar a “tantas outras com que os portugueses têm de lidar todos os dias para aceder aos serviços de saúde, como quando aguardam meses e anos por uma intervenção cirúrgica ou por uma primeira consulta no SNS”.

Em nota enviada às redações, o PSD adianta que “pretende alargar o sistema SIGIC das listas de espera para cirurgias às consultas de especialidades médicas hospitalares e aos meios complementares de diagnóstico e terapêutica”.

©2022 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?