AS NOVAS FORMAS DO COLONIALISMO NO CCVF

© Direitos Reservados

O Centro Cultural Vila Flor recebe A ‘Tierras del Sud’, a segunda parte de uma trilogia criada pela dupla Azkona & Toloza, sobre a estreita relação entre as grandes fortunas estrangeiras, a barbárie sobre os povos nativos da América Latina, o desenvolvimento de novas formas de colonialismo e as várias expressões da cultura contemporânea.

O que liga o industrial têxtil italiano Luciano Benetton aos índios Mapuches da Patagónia Argentina? E o atual Presidente da Argentina ao ator Sylvester Stallone? E o jogador da NBA Emanuel Ginobili ao famoso bandido norte-americano Butch Cassidy? As respostas não são evidentes, mas podem ser encontradas aqui, em ‘Tierras del Sud’, a milhares de quilómetros dos Estados Unidos ou da Europa. Nos limites do sul da América, na região mais despovoada da Argentina. Em Puelmapu, o território ancestral do povo Mapuche.

Como parte do seu processo de pesquisa e criação, os criadores mudaram-se para a Patagónia para se aproximarem da paisagem, território e cosmogonia Mapuche, dando especial atenção à sua música e danças ancestrais, detalhando a relação entre estas pessoas e sua terra a evolução do seu conflito com as grandes fortunas que definem o território. O espetáculo está agendado para o dia 22 de fevereiro, um sábado, pelas 21h30.

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?