Atletas da Universidade do Minho premiados com Bolsas de Educação

Bárbara Falcão e Miguel Cunha receberam uma bolsa no valor de 1.000 euros, fruto da conciliação entre os bons resultados desportivos e o mérito académico.

A Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), em parceria com os Jogos Santa Casa, atribuíram, este ano, mais dez Bolsas de Educação aos estudantes-atletas que melhor conciliaram os resultados desportivos na Universíada de Nápoles 2019 com o desempenho académico no ano letivo 2018/2019. A Universidade do Minho viu premiados os seus estudantes Bárbara Falcão (Licenciatura em Gestão) e Miguel Cunha (Mestrado em Biologia Molecular, Biotecnologia e Bioempreendedorismo em Plantas), que se destacaram nas modalidades de Basquetebol e Voleibol, respetivamente. 

Bárbara Falcão arrecadou a medalha de bronze pela Seleção Nacional Universitária de basquetebol feminino, a única equipa europeia a subir ao pódio da competição. A estudante-atleta assume que a conciliação entre o desporto e os estudos “neste nível de exigência é sempre complicada, mas possível”, apontando que a Universidade e a sorte de ter professores compreensivos, tem “ajudado muito”.

Miguel Cunha, que arrecadou o 8.º lugar na Universíada, revela que, devido à natureza competitiva do que faz, são mais reconhecidos pelos feitos desportivos do que pela carreira académica que representa, por isso, esta Bolsa de Educação “teve um sabor muito especial”, disse. O estudante-atleta assume que estas iniciativas são “bastante motivadoras, pois o facto de haver um reconhecimento dos esforços académicos poderá incentivar mais estudantes-atletas a não negligenciar os estudos por não verem o valor que a carreira académica lhes traz quando comparam com a carreira desportiva, principalmente a curto prazo”.

O diretor do Departamento de Desporto e Cultura dos Serviços de Acção Social da Universidade do Minho, Carlos Videira, assinala a relevância da iniciativa no apoio às carreiras duais e salienta ainda que “são dois atletas com ADN UMinho que evidenciam o trabalho de promoção das carreiras duais que é feito na nossa Academia. São estudantes que também beneficiaram dos Prémios de Mérito Desportivo e constituem-se como um exemplo para os restantes colegas de como é possível ser duplamente bem-sucedido, no desporto e na academia”.

©2020 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?