Câmara Municipal de Guimarães ilumina-se de roxo no Dia Mundial da Fibromialgia

Assinala-se, já no próximo dia 12 de maio, o Dia Mundial da Fibromialgia. A Associação Portuguesa de Fibromialgia está a organizar diversas iniciativas a nível nacional para assinalar a efeméride e alertar a comunidade para a doença.

© Direitos Reservados

Nesse dia, pelas 21h00, decorrerá um direto na página Facebook da associação com a participação da Reumatologista Dra. Renata Aguiar, com o tema “Fui diagnosticado com Fibromialgia, e agora?”. 

Em comunicado às redações, a Associação Portuguesa de Fibromialgia refere que Guimarães será palco de um convívio, no sábado, dia 14 de maio, pelas 16h00, no Café Milenário. As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias.

A par disso, na noite de dia 12 de maio, o edifício da Câmara Municipal será iluminado de roxo, cor simbólica da patologia.

Apesar da Fibromialgia ter sido reconhecida em 1992 pela Organização Mundial de Saúde, de existirem Circulares Normativas da Direcção-Geral de Saúde, estudos, artigos e resoluções publicadas no Diário da República, a associação refere que “ainda há muitos médicos (e até familiares e amigos) que não acreditam na existência desta patologia”.

Por consequência, “os diagnósticos e acesso à terapêutica são tardios, o que piora o estado de saúde e incapacidade destes utentes e tem também grande impacto a nível psicossocial”.

Na mesma nota, a associação lamenta a inexistência de “qualquer apoio legislativo a nível laboral, escolar e na saúde, para as pessoas com este diagnóstico” e lembra que “é urgente mais sensibilização/literacia perante a sociedade, para uma melhor aceitação desta patologia e legislação de apoio aos doentes”.

©2023 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?