CENTENAS DE VIMARANENSES NA PARADA MILITAR

A Cerimónia Militar do Exército português decorreu este domingo de manhã, 28 de outubro, no Campo de S. Mamede, com o Castelo de Guimarães de fundo. Centenas de vimaranenses não faltaram à parada que marcou as comemorações do Dia do Exército de Portugal.

 

 

Este domingo marca o fim das comemorações do Dia do Exército, que decorreram na cidade-berço. Pelas 12h00, realizou-se a Cerimónia Militar, o ponto alto destas celebrações. A sessão era aberta ao público e centenas de vimaranenses responderam à chamada.

Na cerimónia, este presente o Ministro da Defesa, João Gomes Cravinho. Está foi a sua primeira visita oficial ao Exército, que decorreu em Guimarães. O Ministro referiu ser “profundamente gratificante”. “A história de Guimarães está indelevelmente ligada à história da fundação de Portugal. No Campo de S. Mamede, há 890 anos, deu-se a vitória de D. Afonso Henriques, e com isso se assegurou a independência do Condado Portucalense e o sucessivo nascimento do Reino de Portugal. É por isso que D. Afonso Henriques, nosso primeiro rei, é hoje recordado como patrono do Exército Português”, aponto João Gomes Cravinho.

Já no final do seu discurso, o Ministro da Defesa referiu que “o mundo do século XXI é instável e perigoso”. “Não nos iludemos quanto à isso. A defesa deve ser uma preocupação de todos sem exceção”, concluiu.

O General Nunes da Fonseca, Chefe do Estado-Maior do Exército (CEME), também endereçou palavras de apreço à cidade-berço, aos vimaranenses e à Domingos Bragança. “Constitui uma oportunidade ímpar a s comemoração do Dia do Exército em Guimarães. A afabilidade e disponibilidade que vossa excelência demonstrou, para apoiar esta iniciativa, desde a primeira hora, aliadas às excelentes relações de proximidade entre os seus munícipes e os militares do Exército, foram catalisadores para a conceção, materialização e êxito de inúmeros eventos comuns, associados à efeméride”, referiu.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2018 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?