CENTRO DE DIA É UMA PRIORIDADE PARA QUEM CULTIVA A PROXIMIDADE
ODETE LEMOS Junta de Freguesia de Candoso São Martinho
por ODETE LEMOS
A criação de um Centro de Dia em Candoso São Martinho é para mim uma solução para evitar o isolamento dos mais velhos, e proporcionar-lhes um quotidiano com qualidade. Há mais de dois anos que a Junta de Freguesia é um exemplo de proximidade na ligação com a população local, privilegiando o acolhimento e a harmonia comunitária, tendo conseguido a articulação da programação de todas as instituições da freguesia, evitando a sobreposição de atividades.
Encaro a construção de um Centro de Dia como uma necessidade, sabendo que lidero a freguesia mais envelhecida do concelho. São muitas as pessoas que necessitam de acolhimento, vivem ao nosso lado, passam por nós todos os dias, mas estamos todos muito ocupados e com pressa… Há muito para ser feito pelos mais idosos e um simples gesto, como ler-lhes um carta, ouvi-los ou ajudá-los a manusear um telemóvel pode fazer a diferença.
A pensar no público sénior, tenho promovido um vasto conjunto de iniciativas direcionadas para os idosos. A realização bissemanal de aulas de hidroginástica, com a Junta a garantir o transporte de idosos, é um dos exemplos. Mas há mais. O tão animado baile de Carnaval Séniorestá à porta e o passeio anual de pessoas aposentadas voltará a realizar-se em 2016. Há ainda o “Projeto 65+” de combate ao isolamento, coordenado pelo município, que a Junta de Freguesia de Candoso (São Martinho) faz questão de acompanhar de perto.
Também para o ano em curso está a apostar no programa “Candoso Ativo”, que será executado no âmbito do Orçamento Participativo de Guimarães. Música, canto, leitura, informática, trabalhos manuais e jogos lúdicos são algumas das atividades que fazem parte de um projeto que prevê a realização diária de eventos, podendo ser alterados ao longo dos meses de acordo com os interesses dos participantes.
Candoso São Martinho distingue-se, também, pela sua vida comunitária. O dinamismo do Centro Social – Clube Recreativo de Candoso, a importância do Centro Escolar, a Associação “NCulturas”, com as atividades culturais desenvolvidas especificamente nestes últimos dois anos, o Agrupamento 457 do Corpo Nacional de Escutas, com as imensas atividades de rua e de sensibilização, e a paixão do Rancho Folclórico e Recreativo de Candoso São Martinho complementam a oferta cívica e cultural da freguesia situada no sudoeste do concelho, que tem no Centro de Criação de Candoso uma referência para os artistas em Guimarães, proporcionando-lhes todas as condições para se prepararem para os espetáculos.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Outubro 14, 2024
No próximo dia 16 de novembro, a banda portuense vai celebrar os 25 anos do álbum "O Monstro Precisa de Amigos" com um concerto no Multiusos de Guimarães.
Outubro 14, 2024
As candidaturas para o Mercado de Natal, integrado no programa festivo de Guimarães, já estão abertas. Este ano, os stands disponibilizados na "Cidade Natal" serão gratuitos para os comerciantes.
Outubro 12, 2024
A associação "Um Pensamento, Uma Palavra, Uma Atitude" organiza um concerto solidário este sábado, dia 12 de outubro, na Basílica de São Pedro, no Largo do Toural.