CHEGOU O DIA: ESTÃO AÍ AS FESTAS NICOLINAS
A tradição mantém-se e passa entre gerações. Começaram as Festas Nicolinas.
A tradição mantém-se ano após ano: o Cortejo do Pinheiro arranca as Festas Nicolinas com milhares de bombos e caixas em marcha pela cidade fora, o pinheiro segue para ser enterrado em carros puxados por juntas de bois, a efemeridade da noite torna-se em eternidade — a vida de estudante é para sempre. Este ano, calhou a uma sexta-feira a abertura de mais umas Festas Nicolinas, que se estendem calendário fora até 07 de dezembro. Volta-se a viver a tradição secular, passada de geração em geração. Depois do Pinheiro, seguem-se as Novenas (1 a 7 de dezembro), Posses/Magusto (4 de dezembro), Pregão (5 de dezembro), Maçãzinhas e Danças de São Nicolau (6 de dezembro), o Baile (7 de dezembro) e ainda o número das Roubalheiras, em data surpresa.
Na manhã desta sexta-feira, os finalistas dos jardins de infância da cidade iniciaram o dia com um pequeno desfile, gritando “Viva São Nicolau!” em frente à Torre dos Almadas, no Cortejo do Retábulo — os (ainda) mais novos concentraram-se no Lago do Toural, naquele que para alguns foi o primeiro contacto com a tradição. Pais e avós observavam orgulhosos: afinal, é o prolongar de uma tradição que não se evapora com o tempo.
Para facilitar a noite a todos os que afluem à cidade para a noite que não acaba, a Câmara Municipal de Guimarães forneceu algumas indicações. No que diz respeito ao trânsito, há proibições a partir das 21h00: Rua D. Teresa, Rua Joaquim de Meira, Avenida General Humberto Delgado, Largo Navarros de Andrade, Rua de Santo António, Largo do Toural (nascente), Alameda de S. Dâmaso (norte), Largo da República do Brasil (poente) e Largo S. Gualter. Quanto ao estacionamento, os Parques municipais, como o de Camões, da Condessa Mumadona, da Plataforma das Artes, do Centro Cultural Vila Flor, do Estádio, do Mercado Municipal e do recinto da Feira Semanal estarão disponíveis.
Como noticiamos na última quinta-feira, a PSP deixou alguns conselhos para a noite decorrer sem qualquer problema. Recomenda-se o estacionamento em “zonas bem iluminadas”, evitando-se deixar “objetos de valor visíveis do exterior” na viatura particular. Caso seja necessário guardar-se algo de valioso no carro, recomenda-se utilizar o porta-luvas ou a mala, “mas antes de a viagem ser iniciada”. E, claro, atenção ao álcool: “Apela-se ainda para que se evite ingerir bebidas alcoólicas e dirigir, evitar manobras perigosas e não exceder os limites de velocidade”, lê-se no comunicado da PSP.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Outubro 9, 2024
Na manhã desta quarta-feira, iria realizar-se a segunda meia final do Torneio de Retórica, no grande auditório da Universidade do Minho. Devido ao mau tempo, e à dificuldade de deslocação dos alunos e professores, o evento foi adiado para data a determinar, adiantou ao Mais Guimarães Francisco Teixeira, presidente da direção da ASMAV.
Outubro 8, 2024
Escola Profissional CISAVE, em Guimarães, foi palco a 03 de outubro de um encontro dedicado ao futuro das micro, pequenas e médias empresas do norte de Portugal. A CISAVE é a instituição parceira do projeto "Acelerar o Norte" que acolhe uma das 16 Aceleradoras de Comércio Digital, uma iniciativa que visa transformar digitalmente os negócios da região e "prepará-los para os desafios do futuro", avança a escola em nota enviada às redações.
Outubro 8, 2024
O PSD-Guimarães evoca, hoje, dia 8 de outubro, o aniversário da data de falecimento de Fernando Alberto Matos Ribeiro da Silva, líder da instalação da concelhia de Guimarães do Partido Popular Democrata (PPD), hoje PSD, um "exemplo notável de um político e de um dirigente das principais instituições sociais, culturais e desportivas vimaranenses", vinca a concelhia do partido.