CHEGOU O DIA: ESTÃO AÍ AS FESTAS NICOLINAS

© Marco Jacobeu

A tradição mantém-se ano após ano: o Cortejo do Pinheiro arranca as Festas Nicolinas com milhares de bombos e caixas em marcha pela cidade fora, o pinheiro segue para ser enterrado em carros puxados por juntas de bois, a efemeridade da noite torna-se em eternidade — a vida de estudante é para sempre. Este ano, calhou a uma sexta-feira a abertura de mais umas Festas Nicolinas, que se estendem calendário fora até 07 de dezembro. Volta-se a viver a tradição secular, passada de geração em geração. Depois do Pinheiro, seguem-se as Novenas (1 a 7 de dezembro), Posses/Magusto (4 de dezembro), Pregão (5 de dezembro), Maçãzinhas e Danças de São Nicolau (6 de dezembro), o Baile (7 de dezembro) e ainda o número das Roubalheiras, em data surpresa.

© Nuno Rafael Gomes/ Mais Guimarães

Na manhã desta sexta-feira, os finalistas dos jardins de infância da cidade iniciaram o dia com um pequeno desfile, gritando “Viva São Nicolau!” em frente à Torre dos Almadas, no Cortejo do Retábulo — os (ainda) mais novos concentraram-se no Lago do Toural, naquele que para alguns foi o primeiro contacto com a tradição. Pais e avós observavam orgulhosos: afinal, é o prolongar de uma tradição que não se evapora com o tempo.

Para facilitar a noite a todos os que afluem à cidade para a noite que não acaba, a Câmara Municipal de Guimarães forneceu algumas indicações. No que diz respeito ao trânsito, há proibições a partir das 21h00: Rua D. Teresa, Rua Joaquim de Meira, Avenida General Humberto Delgado, Largo Navarros de Andrade, Rua de Santo António, Largo do Toural (nascente), Alameda de S. Dâmaso (norte), Largo da República do Brasil (poente) e Largo S. Gualter. Quanto ao estacionamento, os Parques municipais, como o de Camões, da Condessa Mumadona, da Plataforma das Artes, do Centro Cultural Vila Flor, do Estádio, do Mercado Municipal e do recinto da Feira Semanal estarão disponíveis.

© Nuno Rafael Gomes/ Mais Guimarães

Como noticiamos na última quinta-feira, a PSP deixou alguns conselhos para a noite decorrer sem qualquer problema. Recomenda-se o estacionamento em “zonas bem iluminadas”, evitando-se deixar “objetos de valor visíveis do exterior” na viatura particular. Caso seja necessário guardar-se algo de valioso no carro, recomenda-se utilizar o porta-luvas ou a mala, “mas antes de a viagem ser iniciada”. E, claro, atenção ao álcool: “Apela-se ainda para que se evite ingerir bebidas alcoólicas e dirigir, evitar manobras perigosas e não exceder os limites de velocidade”, lê-se no comunicado da PSP.

©2020 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?