1,6 MILHÕES PARA O DESPORTO OFICIALIZADOS ESTE SÁBADO
A Câmara de Guimarães assinou, na manhã deste sábado, os contratos-programa de desenvolvimento desportivo com clubes e associações do concelho de Guimarães.

No total, os clubes e associações desportivas de Guimarães irão receber cerca de 1,6 milhões de euros. Assinatura dos contratos-programa ocorreu na manhã deste sábado.

A Câmara de Guimarães assinou, na manhã deste sábado, os contratos-programa de desenvolvimento desportivo com clubes e associações do concelho de Guimarães. Os apoios atribuídos representam um investimento, no total, de 1,6 milhões de euros e foram aprovados em reunião municipal, a 27 de janeiro.
A cerimónia teve lugar no Instituto de Design de Guimarães, perante os representantes das instituições desportivas do concelho e contou com a presença do Presidente do Município, Domingos Bragança, do vereador do Desporto, Ricardo Costa.
Domingos Bragança destacou a importância de rentabilizar as infraestruturas desportivas, através da partilha entre clubes. Além disso, apelou ao fomento do futebol feminino e realçou a necessidade de proceder à legalização das estruturas físicas dos clubes como uma exigência para a cedência de apoios camarários.
Na sessão, o autarca justificou a partilha dos recintos desportivos perante “um investimento feito nas freguesias pela dispersão geográfica do território, como os casos de Abação e Gémeos, Souto S. Salvador ou Gonça, sendo relvados necessários para o desenvolvimento desportivo dessas freguesias, mas este investimento deve levar a parcerias com outros clubes que têm maior atividade no sentido de maximizar a utilização destes recintos desportivos”, apontou. “Não faz sentido a utilização destas infraestruturas em cerca de 30 % do tempo e assim é possível aumentar a capacidade de reposta aos clubes que têm uma maior atividade desportiva. Com esta partilha todos ficam a ganhar”, acrescentou.
Domingos Bragança sublinhou ainda “afirmação do futebol feminino como uma aposta de futuro”, considerando os exemplos em prática do Vitória SC, UD Polvoreira, Tabuadelo e Brito SC, evidenciando que “o futebol feminino está a afirmar-se, proporcionando a prática na igualdade de género e a diversificação da modalidade”.
Quanto à questão do licenciamento das instalações, o presidente do município vincou como “uma condição essencial”, destacando que além das novas edificações existem clubes que têm edificações antigas sem licenciamento e a Câmara está disponível para colaborar na regularização dessas situações.
Os apoios no reforço à requalificação de instalações desportivas, na formação e na realização de eventos desportivos, justificam a fatia maior dos subsídios atribuídos pela Câmara Municipal de Guimarães, no âmbito do desporto.
Assumindo a necessidade de continuar a dotar os principais clubes do concelho com relvados sintéticos, foram definidos contratos-programa num valor a rondar os 800 mil euros, para apoiar os seguintes clubes para a construção de novos sintéticos: Brito SC, CD Ponte, GD Gémeos, GD Souto e Gondomar, CCD O Desportivo de Ronfe e Atlético de Gonça. Nesta vertente será, também, apoiada a construção da denominada Vila Desportiva do Moreirense, complexo desportivo que agregará as valências deste clube num único espaço e que implicará um substancial esforço financeiro, por parte do Município, por um período de três anos.
São ainda beneficiários de apoios plurianuais os seguintes clubes desportivos: o CART, para instalação de um novo piso em madeira no seu pavilhão, o Vitória SC para a renovação dos balneários do complexo desportivo e pavilhão, o Guimagym e a AJKP, para instalação de nova academia desportiva para ginástica e karaté, numa antiga fábrica têxtil desativada, envolvendo um considerável esforço financeiro, a pagar em seis anos.
Definido ainda como intervenção urgente no sentido na requalificação de algumas instalações desportivas, foi atribuído um valor global de 152 mil euros para os seguintes clubes desportivos: GDRC de Candoso S. Tiago, Ases Sta. Eufémia, Águias Negras Tabuadelo, UD Airão, CSP S. Martinho de Candoso e a Associação de Desportos de Combate KTF de Guimarães, Os Sandinenses GDRC e o Grupo Desportivo União Torcatense.
No domínio da do apoio à formação desportiva, serão apoiadas 54 instituições do concelho num valor superior a 400 mil euros.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Março 24, 2025
“Considerando que é um projeto estratégico e prioritário para o concelho, o conjunto de informações que vêm sendo disponibilizadas de forma avulsa, não contribui para o total e bom esclarecimento dos vimaranenses”, disse o vereador do PSD, Ricardo Araújo.
Março 24, 2025
O Teatro Jordão será palco de uma conferência sobre competitividade e inovação empresarial, no próximo dia 27 de março, às 17h00. Sob o tema "Novos Tempos, Novos Desafios, Mais Competitividade", o evento reunirá especialistas e líderes de diferentes áreas para discutir os desafios e oportunidades num cenário económico em constante evolução.
Março 24, 2025
“O aumento da pedonalização do centro da cidade é fundamental para devolver a cidade aos cidadãos, e para o comércio local”. Quem o diz é Domingos Bragança.