Com cautela, e muito juízo!
Por Eliseu Sampaio.

Por Eliseu Sampaio.
Agora que está decretada a reabertura da economia e da sociedade, a partir de 04 de maio, é hora de esfriar os ânimos e dizer-lhes que temos que conseguir conter esta enorme vontade, que todos teremos, de sair por aí em abraços a toda a gente, de visitar os nossos familiares e marcar umas jantaradas, daquelas que temos saudade. Não, não é hora!
Há 15 dias que tinha definido que a atividade do Mais Guimarães retomaria alguma normalidade a partir de 04 de maio. É, parece-me, o tempo equilibrado para o fazermos. Pela urgência da retoma económica num período em que há uma estabilização dos casos de covid-19, sobretudo no que respeita aos doentes internados e dos que necessitam de cuidados intensivos. Refira-se, relativamente a este aspeto, que a ocupação dos cuidados intensivos do Serviço Nacional de Saúde, não ultrapassou os 60 %. Conseguimos uma grande vitória aqui!
Este é também o momento em que o Governo consegue garantir que há material de proteção disponível às populações, em supermercados e em outros espaços comerciais, nomeadamente máscaras comunitárias, agora fabricadas por empresas portuguesas, e de acordo com as regras técnicas definidas pelo Infarmed.
Imagino que, com a abertura do pequeno comércio e dos serviços, a 04 de maio, tenhamos de novo as ruas de Guimarães cheias de gente, e temo, por isso, que tal venha a gerar uma onda brutal de casos de Covid-19 no concelho. Quando escrevo estes textos, destaco que estamos no epicentro desta epidemia em Portugal. A região Norte lidera, nomeadamente no número de mortos, contabilizando 546, mais do que todas as outras regiões do país juntas.
Evitar isso, como evitamos anteriormente o colapso do nosso Serviço Nacional de Saúde é o que temos de conseguir fazer agora, nesta segunda fase do combate. Não podemos facilitar. Saiamos de casa, porque tem mesmo de ser, mas com muita cautela e muito juízo!
PUBLICIDADE
Partilhar
MAIS EM GUIMARÃES
Dezembro 8, 2023
O Vitória recebe este sábado o Sporting CP, e o técnico vitoriano garantiu que a motivação de ganhar é a mesma de todos os jogos e conta com a presença do 12.º jogador nas bancadas.
Dezembro 8, 2023
Matias Damásio sobe ao palco do Multiusos de Guimarães, neste feriado, dia 08 de dezembro, às 22h00. O concerto surge no seguimento dos últimos singles do artista como “O Nosso Beijo” ou “Como Antes”.
Dezembro 8, 2023
As festividades marcam passo para uma eventual candidatura a Património da Humanidade desde 2005