CM da Juventude dá luz verde às “Grandes Opções” do município. JSD chumba o documento
O Conselho Municipal da Juventude de Guimarães (CMJ), tendo reunido no passado dia 21 de dezembro, vai apresentar um parecer favorável às “Grandes Opções Plano e Orçamento 2022” do município, apresentado aos seus conselheiros. JSD Guimarães diz que “não tem outra opção que não seja o voto contra”.

camara-barra
O Conselho Municipal da Juventude de Guimarães (CMJ), tendo reunido no passado dia 21 de dezembro, vai apresentar um parecer favorável às “Grandes Opções Plano e Orçamento 2022” do município, apresentado aos seus conselheiros. JSD Guimarães diz que “não tem outra opção que não seja o voto contra”.

O parecer favorável do CMJ, diz que o documento “contém a base de implementação de políticas que possam ir de encontro aos legítimos anseios dos jovens do nosso concelho”, e reflete uma “vontade efetiva de investimento do município nas áreas ligadas à juventude”.
A posição assumida pelo CMJ “decorre do conhecimento” de que muitas das áreas de trabalho do município “agregam medidas” que à juventude dizem respeito, como sejam “a Cultura, a Mobilidade ou a Educação, entre outras”, pode também ler-se.
No entanto, o CMJ diz que o documento das “Grandes Opções Plano e Orçamento 2022” do município “revela lacunas na informação relativa às políticas de juventude e respetivas atividades propostas para o ano que se segue”, criticando também o orçamento que está “diretamente alocado à Juventude”, que acaba por se “revelar escasso e ficar aquém daquelas que se consideram as necessidades e expectativas para a mesma”.
Para o parecer favorável contribuiu também, pode ler-se ainda, os esclarecimentos prestados por Nelson Felgueiras, vereador da Câmara Municipal, durante o plenário que se revelaram “essenciais ao devido entendimento dos objetivos do município para o Pelouro que representa”.
JSD Guimarães vota contra
A Juventude Social Democrata de Guimarães, na sua declaração de voto revela que “face aos números provisórios dos censos realizados este ano, em que Guimarães é o concelho que mais população perde no Quadrilátero Urbano e o segundo entre os municípios com mais de 100 mil pessoas”, a juventude social democrata vimaranense “não pode ser conivente, nem de fazer parte, de uma estratégia que afasta os jovens de Guimarães”.
Os sociais democratas dizem também que “além de sermos o concelho que mais população jovem perde no Quadrilátero, somos também o que apresenta o rácio mais baixo de população jovem face à população total”. Guimarães é, segundo a JSD, “cada vez mais um concelho envelhecido onde começam a não existir razões para os nossos jovens cá se fixarem e construírem família”. Portanto, a JSD Guimarães “não tem outra opção que não seja o voto contra”.





