CREIXOMIL É DAS MAIS POPULOSAS FREGUESIAS DE GUIMARÃES

por JOSÉ MARTINS

Creixomil é das mais populosas freguesias do concelho de Guimarães, com cerca de 10 mil habitantes. Creixomil é, por excelência, a porta da cidade, a proximidade ao nó da variante e à circular urbana permite o acesso às quatro entradas da cidade. Atualmente Creixomil é uma freguesia heterogénea, um misto de urbana e rural.

Com 1090 anos, a nossa freguesia é abundante em vestígios castrejos, uma ponte romana, um caminho real que passando por essa ponte ligava Guimarães ao Porto e a Braga. As nossas origens estendem- se pelo menos aos longínquos tempos dos romanos. Já o notável historiador vimaranense João de Meira, dizia: “Antes que Portugal fosse Portugal, antes que o concelho de Guimarães fosse o término de Vimaranes, já Creixomil era Creiximir…”. A famosa veiga de Creixomil teve um significado relevante não apenas a nível económico, mas principalmente a nível histórico, pois e segundo alguns historiadores, como o conceituado José Armando Saraiva, terá sido aqui que teve lugar a decisiva emblemática batalha de São Mamede -no Campo S. Redenhas, correspondente á atual Veiga de Creixomil.

A freguesia de Creixomil nas últimas duas décadas registou um crescimento a todos os níveis assinalável. Cresceram habitações e grandes áreas comerciais, empresas de prestígio e qualidade. Ao nível da educação Creixomil tem duas escolas do 1.º ciclo, três jardins-de-infância, uma escola EB2/3 e ainda um colégio privado. A dinâmica social é relevante destacando-se o Lar de Santo António e a Casa do Povo de Creixomil. Ao nível associativo, cultural, recreativo e desportivo temos várias associações com fortes dinâmicas. É também na nossa freguesia que se situa o Centro Hospitalar do Alto Ave, um dos Cemitérios Municipais (Atouguia), a 1ª Repartição de Finanças, o Segundo Cartório Notarial, a Central de Camionagem, o GuimarãesShopping, o Mercado Municipal, as Varas Mistas de Guimarães e da Conservatória do Registo Civil.

Ao longo dos meus mandatos, muitas obras, evento e outras acções foram realizadas, das quais destaco entre outras: a construção da Casa Mortuária, Requalificação do Edifício da Sede de Junta, Requalificação do Parque da Sra da Luz, construção de vários Parques Infantis; realização dos Passeios e Magustos Séniores, comemoração do Dia de Creixomil, realização das Noites de Verão e um grande apoio a todas as instituições, associações e colectividades da freguesia.

Faltam dois anos para terminar o meu mandato e como grande objectivo é a requalificação/ arranjo urbanístico da emblemática Rua dos Cutileiros.

©2018 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?