DIA INTERNACIONAL DE PILATES

O pilates foi desenvolvido por Joseph Pilates ao longo da segunda década do século XX. É um método de controlo da força muscular que ganhou muita importância como técnica de reabilitação principalmente após a segunda guerra mundial.

Atualmente o Pilates é reconhecido não só como método fisioterapêutico, mas também como método de treino. O desenvolvimento do fitness e a generalização da atividade física fizeram com que cada vez mais pessoas com problemas físicos quisessem fazer algum tipo de exercício. Esta circunstância fez com que o Pilates deixasse de ser território apenas para os terapeutas e passou a ser um método cada vez mais desenvolvido por professores de educação física e personal trainers.

2278-controlo-de-todos-os-seguementos-do-corpo-e-dos-beneficios-do-pilates_rui-dias“Os exercícios de Pilates decorrem normalmente no solo, sendo estas técnicas conhecidas por Mat Work”, explica Joana Alves, professora da modalidade e finalista de educação física. Estas eram as técnicas originais e aquelas que ainda hoje têm mais praticantes, porém, ao longo dos anos a técnica foi desenvolvida por outras pessoas e hoje há variantes que são feitas com alguns equipamentos. Um dos equipamentos mais vulgares é a bola que nalguns casos é mesmo conhecida como “bola de pilates”. “Na realidade são quase os mesmos exercícios que fazemos no solo, com a adição da componente equilíbrio, sendo que isto é muito importante porque trabalhamos muitas vezes com populações idosas em que a falta de força associada à falta de equilíbrio resultam em quedas, em fraturas e, por fim, em perda de autonomia”, explica Joana.

Outro equipamento muito conhecido é “reformer”. Neste caso é um equipamento de maiores dimensões, parecido com uma mesa, onde se fazem diversos exercícios. Este tipo de equipamento normalmente só existe em estúdios que se dedicam só ao Pilates. Este tipo de estúdios ainda não é muito vulgar em Portugal, embora exista em Lisboa e no Porto, mas é muito comum nos EUA e em alguns países da Europa.

Entre os benefícios do Pilates o mais significativo será o conhecimento corporal que confere a quem o pratica

Entre os benefícios do Pilates o mais significativo será o conhecimento corporal que confere a quem o pratica. O método confere flexibilidade e força corporal, promovendo movimentos mais harmoniosos. “São fortalecidos principalmente os músculos do core, os do centro do nosso corpo, que são fundamentais para uma boa postura e para que os músculos da periferia, como os braços, possam fazer força, sem haver lesões”, explica Joana Alves, ao mesmo tempo que exemplifica um movimento com as pernas em que o abdominal fica permanentemente contraído.2301-joana-alves-responsavel-pela-aula-do-dia-internacional-de-pilates_-rui-dias

Os praticantes deste método formam uma comunidade unidos não por alguma instituição formal, mas pelo apreço que têm por formas de vida mais saudáveis. Desde há alguns anos que se comemora no primeiro sábado de maio o Dia Internacional de Pilates, em que, um pouco por todo o mundo, se fazem sessões especiais para celebrar o método. Em Guimarães, pela primeira vez este ano, o dia vai ser assinalado, numa iniciativa da professora Joana Alves, com uma aula aberta no Parque da Cidade. A aula terá lugar no dia 01 de Maio, pelas 20h30 e está aberta a todas as pessoas com mais de 14 anos, ou com mais de nove, se acompanhadas pelos pais.

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