EDUARDO LEITE

Nome completo
Eduardo Manuel da Rocha  Fernandes Leite

Nascimento
23 de maio de 1962, Guimarães

Profissão
Médico Dentista

Eduardo Leite venceu as eleições para provedor da Santa Casa da Misericórdia de Guimarães, no passado sábado, dia 24 de novembro. O vimaranense, natural da freguesia de Urgezes, recuou aos tempos em que liderar a ilustre instituição da cidade-berço ainda estava muito longe dos seus planos.

“Nascido em Guimarães e criado em Guimarães”

“Nascido em Guimarães e criado em Guimarães”, começou por contar o novo provedor da Santa Casa. A sua freguesia, Urgezes, é ainda o seu porto seguro, onde tem ainda fortes ligações. “O meu pai foi magistrado, em Guimarães, e a minha mãe foi professora primária em Urgezes. De facto, a minha vida toda foi passada em Urgezes. Os meus pais ainda hoje vivem lá, incluindo também a minha sogra. Vou à freguesia quase diariamente, conheço aquela gente toda. Acho piada porque o padre Pimenta, que agora reza missa na Misericórdia, conheço-o desde que nasci, pois era o páraco de Urgezes, e sempre me acompanhou”, relembrou. Ao falar sobre as sua raízes, o vimaranense voltou até aos tempos em que era escuteiro e sublinhou que os tempos mudaram muito. “Na juventude tínhamos pouco mais do que ir para os escuteiros e brincar pelas ruas. Agora os miúdos têm tantas coisas. Lembro-me de ter televisão na escola primária, e que abria ao meio-dia, em que davam os desenhos animados e um noticiário, e depois voltava a fechar às 14h00. Eram tempos muito diferentes”, recordou Eduardo Leite.

De Guimarães seguiu para o Porto, onde se licenciou na Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto, tirou a pós-graduação de Reabilitação Oral e Extra-oral, na mesma faculdade, e também é pós-graduado em edodontia pelo Instituto de Ciências da Saúde – Norte. “Andei na escola primária de Urgezes, fiz o ciclo na antiga Câmara e andei no Liceu de Guimarães. Depois, segui para o Hospital de S. João, onde fiz o curso de medicina dentária, porque eram lá as instalações. Até ao quarto ano, era curso de medicina geral e os três últimos anos foram dedicados à medicina dentária. Agora já há faculdades próprias para medicina dentária, mas naquela altura as instalações eram comuns aos meus colegas de medicina de outras especialidades”, explicou.

Eduardo Leite revelou que sempre gostou de medicina, embora na família não houvesse nenhuma influência nessa área. Contudo, o interesse pela saúde foi passado para a sua filha, que está a tirar a especialidade de medicina geral.

O vimaranense nestes 56 anos de vida já alcançou grandes feitos. Eduardo Leite efetuou durante cerca de uma dezena de anos cirurgia oral de forma completamente gratuita aos utentes do Centro de Paralisia Cerebral de Guimarães no Bloco Operatório do Hospital da Senhora da Oliveira. Como membro do Lions Club de Guimarães, tendo sido presidente do mesmo em 2016/2017, sempre foi muito dado às causas sociais. Ao ser questionado sobre se ser provedor da Santa Casa da Misericórdia tinha alguma vez feito parte dos seus planos, Eduardo Leite não hesitou em responder que “nunca” o pensou, mas que ajudar os outros está presente no seu ADN. “Nunca pensei que seria o candidato perfeito. Quem me veio convidar é que poderá ter pensado que seria o candidato perfeito. Porque eu não me propus, mas sempre gostei muito da parte social, da solidariedade, faz parte da minha vida, sempre tentei fazer o melhor nesse aspeto”, apontou.

Eduardo Leite tem pela frente um mandato de quatro anos na Santa Casa. O seu grande objetivo passa por melhorar as condições, pois não se esquece que “um dia todos vamos precisar” e que quando o momento chegar “as condições terão de ser as melhores”.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2018 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?