ENTENDER O TAEKWONDO
Rui Bragança é uma seta apontada às medalhas nos JO Rio de Janeiro 2016, numa das modalidades olímpicas menos conhecidas em Portugal.
Rui Bragança é uma seta apontada às medalhas nos JO Rio de Janeiro 2016, numa das modalidades olímpicas menos conhecidas em Portugal.
Nem sempre é fácil compreender a competição de alguns desportos menos comuns entre nós. Este obstáculo acaba por ser um entrave à apreciação e faz com que as pessoas se afastem. Em Portugal, desportos como o judo, o rugby, a esgrima, o taekwondo, e outros, sofrem deste problema. A televisão que poderia ter aqui um papel muito importante, raramente faz transmissões destes desportos, limita-se às grandes competições mundiais. Mesmo quando estas competições acontecem, a transmissão raramente é acompanhada de explicações que possam elevar a cultura desportiva dos espetadores. A imprensa escrita também não tem feito aqui o seu papel, por isso, e porque Guimarães já tem um atleta de taekwondo nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, explicamos aqui como funciona esta modalidade.
O taekwondo começou por ser uma arte marcial coreana com raízes milenares. Na Coreia é desporto nacional, praticado em escolas, universidade e pelas forças militares. Depois da guerra da Coreia, nos anos 50 do século passado, a modalidade saiu da península coreana e espalhou-se pelo mundo. O desenvolvimento da modalidade acompanhou o desenvolvimento económico do próprio país, ganhando cada vez mais praticantes. O desenvolvimento de proteções e de um conjunto de regras que permitem um combate espetacular, mas bastante seguro, foi determinante para a modalidade ser reconhecida como desporto moderno. Taekwondo e judo são as únicas artes marciais inseridas no programa olímpico.
Taekwondo e judo são as únicas artes marciais inseridas no programa olímpico
No taekwondo é possível fazer técnicas de pernas acima da linha da cintura e técnicas de braços ao tronco. Esta especial relevância dada às técnicas de pernas é uma das singularidades da modalidade que sempre se distinguiu pelos pontapés, além disso, evita as técnicas de braços à cara, que são potencialmente muito lesivas. É verdade que um pontapé na cabeça pode fazer um dano muito elevado, porém, a probabilidade de uma técnica destas ser feita com total eficácia é baixa. Se juntarmos isto à proteção dada pelo capacete, o taekwondo torna-se um desporto bastante seguro.
Os lutadores vestem um fato branco e usam colete, capacete, proteções de antebraços, canelas e zonas genitais. Vai ser fácil distinguir o Rui Bragança nos combates, bastando para tal ver qual é a cor que lhe está atribuída (azul ou vermelho), e depois basta olhar para o colete ou para o capacete. Normalmente as televisões colocam o nome e a cor no canto do monitor, onde também vão surgindo os pontos. O taekwondo é um combate muito rápido, principalmente nos escalões de peso mais baixos (Rui Bragança combate em -58 Kg), isto torna a visualização das técnicas, em algumas situações, muito difícil. Para resolver este problema a modalidade desenvolveu sensores electrónicos que, colocados no colete, assinalam os pontos em tempo real. O capacete não tem sensores e os pontos nesta zona são marcados pelos juízes com marcadores eletrónicos.
O sistema de pontuação premeia as técnicas mais espetaculares. Técnicas ao tronco valem um ponto, técnicas à cabeça valem 3 pontos, rotativos ao tronco também valem 3 pontos e um rotativo à cabeça vale 4 pontos. Os combates realizam-se em três assaltos de 2 minutos e no intervalo de cada assalto vai poder ver o Rui Bragança junto do seu treinador, Hugo Serrão. A competição é feita em sistema eliminatório com repescagem.
A competição olímpica de taekwondo realiza-se, no Rio de Janeiro, entre 17 e 20 de Agosto de 2016, Portugal já tem 32 atletas apurados, ou com mínimos, em diversas modalidades, entre os quais o vimaranense Rui Bragança. Pelos resultados que tem conseguido, Rui tem uma real possibilidade de trazer uma medalha para Guimarães, por isso vamos manter-nos atentos a este atleta.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Novembro 5, 2024
Na último jogo em casa, frente ao Moreirense, Jota Silva, antigo jogador do Vitória SC, surpreendeu os adeptos ao fazer uma visita inesperada ao relvado do Estádio D. Afonso Henriques durante o intervalo para uma despedida "formal".
Novembro 5, 2024
Esta quinta-feira, começa a 33ª edição do Guimarães Jazz. Entre 07 e 16 de novembro, o evento vai oferecer um programa diversificado de 12 concertos, jam sessions e oficinas, espalhados pelo Centro Cultural Vila Flor (CCVF) e outros locais da cidade. Nomes internacionais e nacionais, como Maria Schneider & Clasijazz Big Band, Wadada Leo Smith e Ambrose Akinmusire, são alguns dos destaques que prometem cativar o público com abordagens contemporâneas e inovadoras.
Novembro 5, 2024
Guimarães prepara-se para acolher a II Mostra dos Caldos, Sopas e Papas nos dias 16 e 17 de novembro, na Cooperativa Agrícola de Guimarães, em Creixomil, um evento que irá aquecer o outono com sabores autênticos e promover a sustentabilidade.