Este ano, o 25 de Abril é celebrado com #LiberdadeEmCasa
Este ano, o dia da liberdade celebra-se sem que se possa sair à rua, ao contrário do que aconteceu em todos os outros anos de democracia. As circunstâncias atuais assim o obrigam.
Câmara quer que os cidadãos digam o que representa a Liberdade e aposta na transmissão em direto, através das redes sociais, de um concerto.
Este ano, o dia da liberdade celebra-se sem que se possa sair à rua, ao contrário do que aconteceu em todos os outros anos de democracia. As circunstâncias atuais assim o obrigam e, por isso, a Câmara Municipal de Guimarães elaborou “um programa cultural que será totalmente transmitido online”, a partir da página do Facebook do município, sendo aberto à participação da população. É o #LiberdadeEmCasa.
A autarquia quer que a população assinale o 25 de Abril “publicando uma mensagem onde diga o que é a Liberdade”. “Pode ser uma frase, um poema, uma música, um desenho, em vídeo, imagem ou texto”, mas tem de ser feito “de forma pública e utilizando o hashtag #LiberdadeEmCasa”, explica comunicado. É ainda “fundamental ter a mensagem com um cravo na mão, um cravo do jardim, um cravo desenhado ou construído”. A mensagem pode ainda ser enviada para o e-mail cultura@cm-guimaraes.pt.
Às 00h20 do dia 25, será transmitida, via Facebook, a música “Grândola Vila Morena” de José Afonso, pela Banda Musical de Pevidém e Coros de Guimarães, sob direção artística de Vasco Faria. Às 17h00 do mesmo dia realiza-se o concerto em livestreaming “Outros Palcos, Mais Liberdade”, integrado na comemoração da Revolução dos Cravos.
O espetáculo será gravado em local aberto, “com todas as medidas de higiene e segurança recomendadas” pela Direção-Geral da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde. O concerto já tinha sido programado “há vários meses” em parceria com a associação cultural vimaranense Astronauta e foi adaptado às circunstâncias atuais.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Setembro 16, 2024
O Vitória levou a melhor em Braga com um triunfo por 2-0 diante dos arsenalistas. João Mendes e Tomás Ribeiro foram os autores dos golos.
Setembro 15, 2024
Na categoria de grupos de idades 12-18 masculino.
Setembro 15, 2024
A formação dos estudantes perdeu por 39-28 no pavilhão João Rocha, em Lisboa.