Expo Diabólica – Uma Expressão da Cultura Popular no Museu de Alberto Sampaio
De 2 a 31 a maio, na Sala do Capítulo, será possível ver várias peças de olaria representativas do demónio e das diversas formas que assume.
![alberto-sampaio-barra](https://maisguimaraes.pt/wp-content/uploads/2021/04/alberto-sampaio-barra-672x353.jpg)
O mês de maio traz uma nova exposição temporária ao Museu de Alberto Sampaio, dedicada à presença do Diabo na cultura popular e nas suas manifestações artísticas. De 2 a 31 a maio, na Sala do Capítulo, será possível ver várias peças de olaria representativas do demónio e das diversas formas que assume, assim como um conjunto de ilustrações alusivas, da autoria de Joaquim Salgado Almeida.
![](https://maisguimaraes.pt/wp-content/uploads/2017/02/Museu-Alberto-Sampaio3_Paulo-Guimaraes.png)
Expo Diabólica – Uma Expressão da Cultura Popular mostra uma coleção particular, pertença de Fernando Capela Miguel, composta por obras, todas elas, criadas em Barcelos por artesãos locais. Cerca de metade foram desenhadas pelo próprio colecionador e executadas por encomenda.
Professor de carreira, Capela Miguel estudou Antropologia e tem-se dedicado ao estudo da cultura popular. É autor de dois livros sobre temáticas relacionadas com o Diabo, que são o resultado do trabalho desenvolvido nesta área ao longo dos anos.
Uma dessas obras, “Contos e Lendas do Diabo em Guimarães”, será apresentada no dia da inauguração da exposição, 1 de maio, por Fernando Azevedo, da Universidade do Minho.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Janeiro 22, 2025
A candidatura “Afirmar Guimarães” vai apresentar as listas às Juntas de Freguesia, que já estão fechadas, em abril.
Janeiro 22, 2025
No Conselho Nacional do PSD, que teve lugar esta terça-feira, dia 21, e que se realizou no Centro de Congressos de Lisboa, o coordenador autárquico do PSD anunciou que foram homologados pela direção do partido os primeiros 43 candidatos autárquicos às eleições locais.
Janeiro 22, 2025
O Museu Militar Casa do Lanceiro está sediado no Convento de Santo António dos Capuchos em Guimarães.