Familiares vão acompanhar por SMS o percurso dos doentes no Hospital

O Hospital Senhora da Oliveira iniciou um projeto informático que permite o envio de mensagens para o telefone de referência de contacto do doente.

Assim, após a admissão no Serviço de Urgência, são enviadas pelo menos cinco mensagens com indicações acerca dos procedimentos em curso.

Num primeiro momento, o familiar de referência é informado automaticamente da presença do utente no Serviço e que se encontra em observação Clínica. De seguida, todas as vezes que o doente realize exames, como análises, Tac, ou outros é enviado um novo SMS para o número do familiar de referência, para que este seja atualizado dos procedimentos realizados.

Neste caso, quatro horas após a realização dos exames é enviado um novo SMS a informar que o doente continua em reavaliação clínica. Por fim, caso o doente tenha alta, ou seja, transferido para o internamento ou outro hospital, será enviada esta informação.

Em todos os casos, sendo necessária informação adicional, um profissional de saúde poderá entrar em contacto direto com a família. Este sistema é, segundo fonte hospitalar, “importantíssimo para que os familiares tenham a noção de como decorre o processo do seu familiar e evita que se desloquem sem necessidade ao Hospital, evitando aglomerados desnecessários”, pode ler-se numa nota enviada ao Mais Guimarães.

O Hospital faz saber também que, na Unidade de internamento Covid OBS, “além da informação diária do médico, está disponível um Tablet que permite realizar videochamadas com os doentes, que apresentem condições para tal depois de um agendamento entre os familiares e o Enfermeiro responsável da Unidade”.

“Tudo isto traz conforto e retira alguma ansiedade ao doente e aos seus familiares”, finaliza a mesma nota.

O lema desta iniciativa do Hospital Senhora da Oliveira Guimarães é “Tratar, Humanizar, Colaborar”.

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