FERMENTÕES EM CONSTANTE EVOLUÇÃO

por MANUEL MENDES

Relativamente ao ano de 2016, a Junta de Freguesia tem enormes perspetivas para o desenvolvimento de Fermentões. As maiores preocupações que tenho relativamente a este ano prendem-se com a requalificação do centro cívico, concretamente com o melhoramento das vias pedonais anexas à estrada nacional que nos permitirá ter um novo e melhorado acesso ao novo pavilhão de Fermentões. Para além disso, serão melhorados todos os passeios junto à estrada nacional, juntamente com toda a sinalética, como passadeiras e iluminação. Grandes obras estão já a ser feitas, mas iremos continuar com a construção de novas pavimentações dotadas com rede de gás natural.

No âmbito do projeto Portugal 2020, a junta de freguesia tem previsto a criação de um passeio pedonal junto às margens do Rio Selho, o qual terá uma extensão de, aproximadamente, de 2,5km. Melhoraremos, assim, o Parque de Lazer de Roldes, de forma a podermos usufruir deste recurso natural que temos – bacia hídrica -, tornando-o mais apelativo. Consequentemente, podemos mostrar todo o nosso património histórico natural, como os moinhos e casas classificadas, de modo a torná-lo num atrativo turístico.

Para além disso, temos também previstas obras no sentido de alargar uma das artérias principais da freguesia: a Rua da Pereira.”

Um dos nossos maiores objetivos, prende-se com atividades a serem realizadas no âmbito da criação da “Brigada Verde, que nasceu do projeto “Guimarães mais Verde” e da vontade da Junta de Freguesia de Fermentões em cooperação com as diversas entidades e grupos da freguesia, em estimular e reconhecer as boas práticas ambientais. Em colaboração com os habitantes de Fermentões vamos reunir esforços para adotar políticas e estratégias que melhorem os padrões ambientais e que promovam um desenvolvimento sustentável para o futuro. O nosso objetivo é transformar Fermentões num local mais atraente e saudável – mais «próprio para viver».

“Tenho a certeza que estamos no caminho certo para tentar atingir os objetivos para os quais nos propusemos. Nós, Junta de Freguesia, e todas as instituições e órgãos formais/informais, devemos sensibilizar a freguesia para um eco-ambiente mais sustentável, de forma a podermos ter uma freguesia mais limpa, mais saudável, mais harmoniosa entre nós e a natureza. Serão feitas várias sensibilizações às pessoas, nomeadamente para a colocação dos resíduos no respetivos separadores, para a manutenção e tratamento dos nossos parques e zonas de lazer, etc. Vamos florar Fermentões e fazer com que seja mais aprazível.

Porém, sei que não basta sensibilizar e incentivar as pessoas sobre estas questões. Sendo nós, Fermentões, Brigada Verde, teremos certamente que criar infra-estruturas que permitam a existências de melhores condições para, por exemplo, as pessoas caminharem, praticarem exercício físico e, consequentemente, estabelecerem relações sociáveis com os outros. É o nosso dever dar as condições necessárias e seguras para que as pessoas possam praticar uma vida mais saudável.”

“A Junta tem um compromisso para com a freguesia de Fermentões, o qual assumimos com toda a responsabilidade, conscientes de que temos um trabalho sério pela frente. Esta é a nossa forma de estar. Como Presidente da Junta de Fermentões, é também a minha forma de estar, a qual se caracteriza pela seriedade e proximidade das pessoas. Portanto, a freguesia de Fermentões pode continuar a confiar em nós.

Tal como já houve um investimento muito forte no ano de 2015, iremos continuar com esse mesmo empenho neste ano, para que Fermentões seja uma freguesia de centralidade, aprazível, em que valha a pena viver.

 

 

©2020 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?