Fez-se Natal, quando o Homem quis
Fez-se Natal naquela sala em que os novos e velhos trocaram sorrisos e abraços, em que a lareira aqueceu os corações e os olhos brilharam. Em que a família se reuniu e os laços se apertaram.
Por Eliseu Sampaio, Diretor do grupo Mais GuimarãesFez-se Natal naquela sala em que os novos e velhos trocaram sorrisos e abraços, em que a lareira aqueceu os corações e os olhos brilharam. Em que a família se reuniu e os laços se apertaram.
Cozeram-se os mexidos e fizeram-se as rabanadas, apurou-se o bacalhau e as couves foram cortadas no dia, na horta, ligeiramente amolecidas pela geada da manhã.
Fez-se Natal quando a comunidade se juntou, nas praças e na missa do galo, em harmonia e paz. E ninguém foi esquecido. E então fez-se Natal, quando o homem quis.
“Natal é em Dezembro mas em Maio pode ser Natal é em Setembro é quando um homem quiser
Natal é quando nasce uma vida a amanhecer Natal é sempre o fruto que há no ventre da mulher
Tu que inventas ternura e brinquedos para dar tu que inventas bonecas e comboios de luar e mentes ao teu filho por não os poderes comprar és meu irmão, amigo, és meu irmão
E tu que vês na montra a tua fome que eu não sei fatias de tristeza em cada alegre bolo-rei pões um sabor amargo em cada doce que eu comprei és meu irmão, amigo, és meu irmão”. Ary dos Santos, in ‘As Palavras das Cantigas’
A equipa Mais Guimarães deseja-lhe Festas Felizes!
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Novembro 2, 2024
Ao longo de 2024, a Sociedade Martins Sarmento (SMS) estuda e expõe em detalhe peças do seu acervo museológico, com o objetivo de partilhar um pouco da história dessas peças e das coleções disponíveis na SMS.
Novembro 2, 2024
A Escola de Engenharia da Universidade do Minho, sediada em Guimarães, acolhe, nos dias 05 e 06 de novembro, cerca de 150 participantes para o Encontro Nacional de Estudantes de Materiais e o “Dia Mundial dos Materiais 2024”. O programa inclui um conjunto de palestras, workshops, exposições e prémios. A organização cabe ao Núcleo de Estudantes de Engenharia de Materiais da UMinho, à Sociedade Portuguesa dos Materiais (SPM) e à Ordem dos Engenheiros (OE).
Novembro 1, 2024
Numa nota publicada no site oficial do clube de Moreira de Cónegos, nesta sexta-feira, 01 de novembro, Vítor Magalhães, presidente do Moreirense, fala de 86 anos de uma história construída com "paixão, dedicação e, acima de tudo, com valores dos quais nunca abdicaremos, bem como com o desejo constante de sermos melhores".