FRANCISCA JORGE

Nome completo

Inês Francisca Ribeiro Cardoso Pinto Jorge

Nascimento

21 de abril de 2000

Guimarães

Profissão

Estudante/tenista

Francisca Jorge, Kika como é conhecida no meio do ténis em Portugal, onde já conquistou um lugar de destaque com vitórias que foram fazendo dela, desde muito cedo, uma atleta sempre à frente do seu escalão. Foi campeã nacional de sub-12, de sub-14 e de sub-16, tendo acumulado várias vezes o título do seu escalão com o do escalão superior.

Esta atleta de eleição que hoje é a imagem de marca do ténis em Guimarães, a par com João Sousa, começou com oito anos no Clube de Ténis de Guimarães. Quis o destino que fosse assim, porque podia ter sido de outra forma, se a mãe não estivesse ela própria a ter lições de ténis e se o rigor dos treinos de competição não a tivessem obrigado a fazer uma opção.

Francisca começou por fazer equitação e natação. Na natação o treino chegou a integrar a equipa do VSC em algumas competições. Entretanto começou a fazer ténis e, como a exigência ainda não era elevada e o gosto pelo desporto era grande, foi conciliando tudo. “Até ao dia em que os treinadores de um e de outro lado lhe disseram que tinha que treinar todos os dias”, explica a mãe. “Como a semana só tem cinco dias e também há a escola, disse-lhe que tinha que fazer opções e ela escolheu o ténis”.

Perdeu-se uma nadadora ganhou-se uma tenista.

Na altura em que fez a opção pelo ténis tinha 10 anos, e fê-lo porque tinha que treinar três vezes por semana, mas rapidamente foi preciso passar para quatro treinos semanais e mais tarde para todos os dias e finalmente para bi-diários, quando é possível.

O dia desta tenista júnior, número 475 do ranking ITF, começa pelas 7h00 para tomar o pequeno-almoço e estar nas aulas às 8h30. Frequenta o 11º ano na Escola Secundária Francisco de Holanda. As aulas terminam quase sempre por volta das 17h00. Nessa altura é tempo de rumar ao Open Village Sport onde faz atualmente a sua preparação com os treinadores José Maria Santiago, Luís Coutinho e com o preparador físico Tiago Terroso, depois de, durante os anos iniciais da sua carreira, ter treinado no Clube de Ténis de Guimarães.

Francisca Jorge foi em 2016 duplamente campeã nacional de sub16 e de sub -18. No Campeonato Nacional, disputado no Clube de Ténis Portimão e Rocha, em Portimão, sobre piso rápido ao ar livre. Francisca Jorge não se limitou a sagrar-se campeã, ela arrasou a concorrência. O trajeto rumo à final de Francisca Jorge foi impressionante: em três encontros, a jovem vimaranense de 17 anos cedeu no máximo três jogos porset (6-2 6-2 a Marta Magalhães, 6-2 6-3 contra Laura Silva e 6-1 6-2 face a Inês Mesquita).

Esta semana os vimaranenses têm oportunidade de ver a Francisca Jorge a jogar em casa no Guimarães Ladies Open

Esta semana a jovem tenista de Guimarães, que gosta de ouvir música e ver cinema (em casa) estará, a partir de terça-feira, dia 13, a jogar perante o seu público no Guimarães Ladies Open. Apesar de vir de uma lesão, que a atormentou durante a primeira metade deste ano, e que a afastou de algumas competições, a tenista disse ao Mais Guimarães, à margem de um dos últimos treinos antes da prova, que “estou bem, a lesão é passado”.

Por: Rui Dias

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2018 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?